Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

NAUJ impulsiona quase 34 mil processos na atual gestão

Força-tarefa de apoio às unidades judiciais de 1º Grau é liderada, neste biênio (2022-2024), pelo corregedor Froz Sobrinho

14/12/2023
Márcio Rodrigo

O Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais – NAUJ divulgou relatório com balanço do trabalho desenvolvido ao longo da atual gestão do desembargador Froz Sobrinho à frente da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), de 29 de abril de 2022 ao dia 11 de dezembro de 2023, período que impulsionou 33.955 processos em 53 unidades judiciais de 1º Grau do interior e da Comarca da Ilha de São Luís, em ações das metas 1, 2, 4 e 11.

Os dados foram apresentados pelo juiz Rodrigo Nina, coordenador do NAUJ, durante reunião de trabalho com o corregedor-geral na última segunda-feira, dia 11, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, e apontam 10.987 julgamentos, 4.992 decisões e 17.976 despachos proferidos por juízes e juízas de Direito que integram a força-tarefa criada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA).

Segundo o juiz Rodrigo Nina, os números demonstram que houve uma elevação significativa no índice de produtividade do NAUJ, que passou 15 mil processos trabalhados em 2022 para 18.543 neste ano de 2023, resultando em quase 34 mil ações trabalhadas no período. “Foi um momento onde pudemos destacar todo o trabalho feito por uma equipe muito focada e dedicada, composta de magistrados e magistradas, assessores, assessoras e residentes jurídicos, sempre, com o valoroso apoio da Corregedoria” pontuou.

Tela do relatório apresentado com dados do trabalho realizado até o momento

O NAUJ tem por objetivo implementar ações de apoio e orientação às unidades judiciais de 1º Grau, com vistas a reduzir o volume de processos, prevenir a formação de acervo, atuar no cumprimento das metas prioritárias estabelecidas pela CGJ e metas nacionais monitoradas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, por meio do auxílio aos gabinetes e secretarias de varas e comarcas. Além do coordenador, integram o núcleo as magistradas Larissa Tupinambá, e Íris Danielle; e os juízes Marco Adriano Fonseca, e João Neto, que trabalham com o apoio de uma equipe de assessores e residentes jurídicos.

O corregedor Froz Sobrinho parabenizou o coordenador e todos integrantes do NAUJ, pelo esforço que alcançou os melhores números da força-tarefa desde a sua criação. “O núcleo foi fundamental para que a Justiça de 1º Grau alcançasse todas as metas nacionais e do TJ, por isso, nosso reconhecimento”, frisou o desembargador.

O trabalho do NAUJ é realizado em ciclos de 30 dias, sempre, de forma simultânea, em pelo menos duas unidades judiciais previamente determinadas pelo corregedor-geral a partir de estudo produzido pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação da CGJ, com base em relatórios de correições e de criticidade emitidos por sistemas como o Termojúris. Para a juíza Tereza Nina, que coordena a área de Planejamento, o trabalho do NAUJ superou as expectativas colaborando com as unidades que têm maior dificuldade no Estado. “É a consolidação de um trabalho feito por muitas pessoas dedicadas, a partir da liderança e direcionamento do nosso corregedor Froz Sobrinho”, avaliou a magistrada.

Equipe do NAUJ e da CGJ ao final da apresentação

Participaram do ato, o juiz Gladiston Cutrim, auxiliar da CGJ; o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, diretor da Secretaria da CGJ; a juíza Maria José França, diretora do Fórum de São Luís; os juízes e juízas do NAUJ, João Neto, Larissa Tupinambá, e Iris Daniele; além de assessores, residentes jurídicos e servidores que atuam no NAUJ.

Veja outras imagens do evento pelas lentes da fotógrafa Josy Lord:

Café da manhã - NAUJ

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS