Poder Judiciário/Corregedoria/Institucional/Serviço Social

Serviço Social do Fórum de São Luís

Endereço: Avenida Professor Carlos Cunha, s/nº, Calhau, São Luís/MA - CEP: 65.076-820

O Serviço Social Forense destina-se ao assessoramento dos juízes da capital. O Setor presta seus serviços mediante solicitação dos magistrados para que atuem em causas em diferentes unidades do Termo Judiciário de São Luís, cujos serviços geralmente são solicitados pelo membro do Ministério Público, defensores públicos ou advogados patronos das causas.

O Serviço Social Forense tem sido preferencialmente requisitado para atuar nos processos que tramitam nas varas da Família, área com a maior demanda para atendimento realizados pelo setor.

As atividades desenvolvidas pelo setor junto às unidades judiciais têm demonstrado grande eficácia, adquirindo grande relevância na avaliação da dinâmica subjacente a cada caso analisado; bem como na procura, por parte das famílias envolvidas, de respostas mais positivas para as questões que, não conseguindo um desfecho conciliatório entre as partes, são resolvidas judicialmente.

Um fator que faz levar à constatação da importância do serviço é o aumento bastante significativo dos casos avaliados pela Unidade. Pautados na filosofia de atuação interdisciplinar, assistentes sociais e psicólogos buscam, por meio da intervenção em cada caso, observar e compreender a dinâmica relacional da família investigada.

Na análise, busca-se detectar os núcleos de conflitos e as possíveis formas de abordá-los juntamente com os envolvidos no caso, uma vez que se acredita ser tal compreensão um fator decisivo para a busca de soluções mais compatíveis com as condições e disponibilidades do grupo familiar. Os procedimentos adotados pelos profissionais na efetivação de cada estudo são compostos de técnicas mistas. 

 

O SERVIÇO SOCIAL E AS PENAS ALTERNATIVAS

Com o surgimento dos Juizados Especiais, o Serviço Social passou a atuar junto aos mesmos na implementação do Programa de Penas e Medidas Alternativas, visand assegur o acompanhamento dos apenados às instituições acolhedoras, proporcionando condições para o cumprimento da pena e a harmônica integração do apenado à sociedade, trabalho este que foi iniciado junto às varas de execuções penais.

O setor conta com a parceria de mais de 100 Instituições que recebem reeducandos que cumprem pena ou são beneficiadas com os gêneros alimentícios (cestas básicas), como resultado de multa aplicada àqueles aos quais foram impostas medidas alternativas, dentre estas muitas.

Também é gratificante o cunho educativo que as penas exercem naqueles que, por circunstância diversas, são levados aos tribunais, através de depoimento aos próprios sentenciados e pelas insignificante evasões registradas desde a implantação do Programa de Penas Alternativas.

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais