Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

NAUJ impulsionou quase 15 mil processos de abril a dezembro de 2022

APOIO ÀS UNIDADES JUDICIAIS

19/12/2022
Márcio Rodrigo

O Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais – NAUJ divulgou relatório com balanço do trabalho desenvolvido de 28 de abril a 15 dezembro de 2022, período que impulsionou 14.886 processos em 24 unidades judiciais de 1º Grau do Estado. Os dados apresentados pelo juiz Rodrigo Nina, coordenador do NAUJ, apontam 4.253 julgamentos, 1.917 decisões e 8.719 despachos proferidos por seis juízes e uma juíza de Direito que integram a força tarefa criada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA).

O NAUJ tem por objetivo implementar ações de apoio e orientação às unidades judiciais de 1º Grau, com vistas a reduzir o volume de processos, prevenir a formação de acervo, atuar no cumprimento das metas prioritárias estabelecidas pela CGJ e metas nacionais monitoradas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, por meio do auxílio aos gabinetes e secretarias de varas e comarcas.

Os juízes do NAUJ trabalham de forma virtual e acessam, à distância, os processos pelo sistema Pje – Processo Judicial Eletrônico, dando o encaminhamento adequado à ação, por meio de despachos, decisões e sentenças. Quando necessário, uma equipe se desloca para a unidade atendida e trabalha junto aos processos físicos.

Equipe do NAUJ durante mutirão realizado neste ano em unidade judicial

O juiz Rodrigo Nina destaca que durante o período, além de contribuir com o alcance das metas 1, 2 e 4, o NAUJ também atuou no cumprimento da Meta 11, que visa identificar e julgar pelo menos 80% dos processos em fase de conhecimento, nas competências da Infância e Juventude cível e de apuração de ato infracional, distribuídos até 31/12/2020. As unidades atendidas foram as varas únicas de Urbano Santos, Carutapera, Turiaçu, Santa Luzia do Paruá, Governador Nunes Freire, e Cândido Mendes, além da 1ª Vara de Vargem Grande.

“A força tarefa composta de juízes e juíza do NAUJ, atuaram em processos físicos e eletrônicos ao longo de 231 dias, conferindo apoio às unidades judiciais em dificuldade. Para 2023, o NAUJ está pronto para colaborar com o alcance de outras metas do TJ e CNJ”, pontua Nina.

Além do coordenador, atuaram pelo NAUJ no período, a juíza Larissa Tupinambá; os juízes Alessandro Bandeira; Joscelmo Gomes; Rogério Rondon; João Neto; e Márcio Cutrim. Todos os magistrados e magistrada são auxiliares de Entrância Final.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS