Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria garante mais dois Pontos Digitais para o Sul do Maranhão

JUSTIÇA DE TODOS

11/03/2024
Márcio Rodrigo

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) vai instalar mais dois Pontos de Inclusão Digital (PID) do programa “Justiça de Todos” nesta semana, nos dias 12 e 13 de março, ampliando o acesso à Justiça aos moradores das zonas rurais das comarcas de Alto Parnaíba e Balsas, na região Sul do Maranhão.  O programa conta atualmente com 117 Pontos Digitais instalados, e até o final de abril deve alcançar 120 salas que garantem à população residente em localidades onde não há fórum, acesso aos serviços do Poder Judiciário estadual e de todos os órgãos do Sistema de Justiça.

Na terça-feira, dia 12, será a vez do Povoado Morrinhos, distante 62 km da zona urbana do Município de Alto Parnaíba, receber um Ponto Digital. Essa sala do Justiça de Todos além de atender a comunidade local, vai encurtar pela metade, a distância percorrida por moradores dos quilombos Macacos, Brejinho e Curupá, situados em área de difícil acesso no extremo Sul do Maranhão, próximo à divisa com o Estado do Tocantins.

Já na quarta-feira, dia 13 de março, o Poder Judiciário vai instalar um Ponto Digital em Batavo, povoado que fica localizado a 200 km da sede do município, Balsas. A Comarca de Balsas é a maior em área territorial do Estado, e além da sede possui outros quatro termos judiciários: Tasso Fragoso, Nova Colinas, São Pedro dos Crentes, e Fortaleza dos Nogueiras, já interligados desde o dia 5 de agosto de 2022 pelo Justiça de Todos. 

O programa da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) efetivado a partir do dia 10 de maio de 2022, no início da atual gestão do desembargador Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça, tem parceria com as prefeituras locais e já realizou mais de 4 mil atendimentos. Os serviços mais utilizados ao longo de quase dois anos, foram videoconferência em audiências e sessões do Tribunal do Júri (39,2%); balcão virtual (34,9%); consulta processual (27,7%); e atendimento da Defensoria Pública Estadual (9,5%). A soma dos resultados é maior que 100%, pois os usuários podem fazer mais de um atendimento por vez.

A sala situada no termo judiciário de Peritoró foi a que mais realizou atendimentos até o momento, com 19,1% do total. Em seguida aparece o termo de Ribamar Fiquene com 7,3%; Governador Edison Lobão, 6,2%; Aldeias Altas com 5,2%; e o Distrito de Cajazeiras (Codó) com 4,7%.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS