Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Projeto 'Vestindo Inclusão' instala ponto de coleta na Defensoria Pública

CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO E IDENTIDADE PROFISSIONAL

21/11/2023
ASSCOM CGJMA

O projeto “Vestindo Inclusão”, de doação de roupas e calçados e acessórios para pessoas saídas da prisão, inaugurou mais um ponto de coleta, na sede da Defensoria Pública do Estado, no bairro da Renascença II, em São Luís, com a presença de representantes da Justiça e da Defensoria Pública.

Na caixa de coleta instalada na Defensoria Pública, podem ser deixadas peças novas ou usadas, para uso de homens e mulheres, a serem destinadas às pessoas que que estão sendo assistidos pelo “Escritório Social” e pelas Unidades Prisionais de Ressocialização.

A inauguração ocorreu na segunda-feira, 20, com a presença da juíza Joseane Bezerra (representando o corregedor geral da Justiça, Froz Sobrinho) e dos servidores da Ariston Apoliano e Tereza Fonseca, da chefia de gabinete da Corregedoria.

Pela Defensoria Pública, participaram a 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques; o 2º auxiliar, Gil Henrique Faria; o diretor-geral, Otávio Moraes; a diretora-geral da Escola Superior, Elaine Barros; o chefe da Central de Relacionamento com o Cidadão, Thiago Josino Carrilho; Suzana Camillo, do Núcleo de Execução Penal e coronel Augusta Andrade, chefe do Gabinete de Inteligência e Segurança Institucional.

LINGUAGEM E ROUPAS INADEQUADAS

Levantamento realizado pelos escritórios sociais, que oferecem acolhimento a pessoas que cumpriram pena e seus familiares e apoio a volta à sociedade, constataram que além da qualificação técnica, as roupas inadequadas ao ambiente profissional também representam uma barreira no retorno ao mercado de trabalho.

Com o projeto “Vestindo Inclusão”, a Justiça busca promover a reintegração das pessoas saídas do sistema carcerário à sociedade produtiva, dando condições para que possam enfrentar o mercado de trabalho, em situação de igualdade e reforçando sua autoestima e identidade profissional.

As ações do projeto são coordenadas pelo Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR), pela desembargadora Sônia Amaral e juíza Mirella Freitas, e Unidade de Monitoramento, Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF) do Tribunal de Justiça do Maranhão e Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (SEAP).

Quem estiver interessado em doar pode procurar os pontos de coleta instalados na sede do Tribunal de Justiça (TJMA) e da Corregedoria Geral da Justiça (Praça Pedro II); o Fórum do Calhau e a Câmara Municipal de São Luís, Centro Histórico.

AGENDA 2030 DA ONU

O Projeto “Vestindo Inclusão” tem fundamento no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e nas resoluções nº 225/2016, que dispõe da Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário, e n° 307/2019, que institui a Política de Atenção a Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário, ambas do Conselho Nacional de Justiça.

 


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br


 

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS