Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

1ª Cível de Bacabal recebe visita estratégica da Corregedoria

PLANO TÁTICO

20/11/2023
Márcio Rodrigo

A 1ª Vara Cível da Comarca de Bacabal recebeu a 48ª edição de plano tático realizada na atual gestão do desembargador Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça. O trabalho presencial desenvolvido pela equipe de Planejamento e Inovação da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), nos dias 16 e 17 de novembro, busca melhorar a gestão processual da unidade, com foco no alcance das metas e aprimoramento da prestação de serviços à população bacabalense.

A unidade está inserida no Grupo de Atenção da Corregedoria por não ter batido a Meta 1 em 2022, que determina o julgamento de mais processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. No período descrito a unidade alcançou apenas 46,15% de índice de cumprimento; já em 2023, até o momento, o percentual avançou para 52,16%, mas ainda distante dos 100% exigidos para alcance da referida meta.

Durante a visita estratégica, a Juíza Coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ/MA, Tereza Nina, destacou que a unidade judicial tem elevado sua produtividade ano após ano de 2019 até 2023; mas a alta distribuição de novos processos, que saltou de 1.048 em 2021 para 2.840 em 2023, exige o apoio da Corregedoria e uma nova formulação na estratégia de trabalho por meio de um grande plano de ação”, pontuou a magistrada, que também elogiou o nível de participação e envolvimento de toda a equipe ao longo de dois dias de trabalho.

Servidores e servidoras conhecem a metodologia de trabalho, para construção do plano de ação

Dados do sistema Termojuris indicam que a 1ª Cível de Bacabal possui um acervo total com 6.701 processos; já julgou, neste ano, 1.682 ações e baixou outras 1.348. A unidade registra taxa de congestionamento líquida na fase de conhecimento de 73,25%, uma redução de quase seis pontos percentuais em relação ao ano de 2022, mas, ainda, acima da cláusula de barreira do CNJ. A taxa de congestionamento mensura o percentual de casos que permaneceram pendentes de solução ao final do ano-base, em relação ao que tramitou (soma dos pendentes e dos baixados), e quanto menor o índice, maior a eficiência da unidade. 

Para a secretária judicial Daniella Pacheco, a visita estratégica da Corregedoria foi de extrema importância para toda a equipe que integra a 1ª Cível, pois apresentou dados e indicou ferramentas que vão “alavancar de imediato o trabalho desenvolvido pela Secretaria e Gabinete, com repercussão direta no índice da meta 1 e redução do acervo processual”, frisou.

A auxiliar judiciária Alana Nogueira, lotada na unidade em regime de teletrabalho, participou do plano tático por meio de videoconferência. Ela afirmou estar muito entusiasmada para pôr em prática tudo que aprendeu e melhorar os dados da 1ª Vara. “Não vamos deixar passar essa oportunidade, vamos cumprir o plano e alcançar as metas”, disse ao final.

Sérgio Galvino, auxiliar judiciário, disse que o plano tático trouxe ferramentas e conhecimentos que serão indispensáveis para o alcance de todos os objetivos descritos no plano de ação. “Foram dois dias de muito aprendizado, a partir de agora vamos trabalhar com mais inteligência para obter resultados aprimorados”, avaliou.

A assessora jurídica Samarah Rabelo também elogiou o trabalho técnico desenvolvido pela Corregedoria, em especial as dicas e o manuseio do sistema Termojuris. “Foram momentos de grande aprendizado, agora temos a convicção que conseguiremos alcançar todos os objetivos traçados no nosso plano de ação”, afirmou.

Plano tático contou com a participação e envolvimento da equipe que atua na 1ª Vara Cível de Bacabal

Os servidores George Veras (analista judiciário); Edilson Oliveira (técnico judiciário); e Marcelo de Sousa (técnico judiciário); e as servidoras Walkiria de Almeida (auxiliar judiciária); e Edvane Cunha (técnica judiciária); as estagiárias Ingrid Laysa e Brunna Santos; e a residente jurídica Gianni Rodrigues, também participaram da ação.

Auxiliam a juíza Tereza Nina no desenvolvimento do plano tático, as servidoras Luciana Baía, coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ; Norma Diniz, supervisora de Projetos e Padronização; a assessora Alyne Portilho; além dos servidores Maycon Silva, da Divisão de Estatística da CGJ; e Wendel Barroso, secretário da Coordenadoria de Planejamento Inovação.

PLANO TÁTICO

O Plano Tático é desenvolvido em dois momentos, no primeiro, a Equipe da Corregedoria apresenta os dados da unidade; as inconsistências encontradas na caixa do sistema PJe; apresenta orientações gerais e específicas a partir de normativos (resoluções, provimentos, recomendações e portarias) editados para aprimorar o fluxo processual do 1º Grau; e trabalha com os dados extraídos do sistema Termojuris. No segundo, explora conceitos de planejamento estratégico a partir da ferramenta 5W2H e da Matriz SWOT; direciona os servidores e servidoras da unidade judicial para a construção do plano de ação; e finaliza com uma palestra motivacional.

A iniciativa integra o Programa de Acompanhamento das Unidades Judiciais de 1º Grau, criado em 2021 na gestão do corregedor Paulo Velten, atual presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, e consolidado na atual gestão do corregedor Froz Sobrinho.

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS