Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ-MA e MPMA reforçam compromisso para redução da morosidade processual

Reunião reforça ações firmadas para acelerar a resolução de processos judiciais no estado

Publicado em 23 de Out de 2024, 16h38. Atualizado em 23 de Out de 2024, 16h45
Por Denise Araújo

O corregedor-geral de Justiça do Maranhão, José Luiz Oliveira de Almeida, reuniu-se nesta terça-feira, 22, com o procurador-geral, Danilo de Castro, para tratar das ações adotadas com a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Ministério Público do Estado (MPMA) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-MA). O acordo tem como objetivo o compartilhamento de estratégias, diretrizes e procedimentos para reduzir a morosidade processual, garantindo uma prestação jurisdicional mais eficiente e o amplo acesso à justiça.

Na reunião, foram discutidas ações e estratégias efetivas que contarão com o apoio dos órgãos integrantes do sistema de Justiça, visando oferecer suporte adicional às comarcas mais congestionadas, em conjunto com o projeto da CGJ-MA “Juiz Extraordinário”. Esse projeto prevê a designação provisória de servidores e magistrados para minimizar o tempo médio de julgamento de processos, sobretudo na área criminal. Durante o encontro, o corregedor-geral convidou o chefe do MPMA para o lançamento do projeto, previsto para o dia 12 de novembro, em Carutapera.

A iniciativa faz parte de um esforço coordenado de governança liderado pelo corregedor-geral, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, reforçando o compromisso com a eficiência da Justiça no estado. Entre os objetivos definidos no termo de cooperação está o levantamento das unidades judiciais com maior tempo de tramitação. O Núcleo de Inteligência e Tecnologia da Informação (NIT) da Corregedoria será responsável por fornecer listas atualizadas de processos prioritários, de acordo com as necessidades identificadas.

Com essas informações, serão planejadas ações conjuntas, como audiências e sessões do Tribunal do Júri, abrangendo tanto processos cíveis quanto criminais que demandem a atuação do MPMA e da DPE-MA.

Estiveram presentes a juíza Kariny Reis Bogéa Santos, auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça; Allana Prazeres, diretora da Secretaria da CGJ; a corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro; o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra Neto; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Marques; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Meirelles Mendes; e o assessor da Procuradoria-Geral de Justiça, Reginaldo Junior Carvalho.

Para saber mais sobre os projetos instituídos pela CGJ-MA clique aqui.

Com contribuições do Ministério Público

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça

asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS