Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ/MA e Comarca de Magalhães de Almeida desenvolvem plano de ação

Iniciativa realizada durante Plano Tático, nos dias 9 e 10, visa alcançar as metas 1 e 2 do CNJ

12/05/2023
Márcio Rodrigo

A Coordenadoria de Planejamento e Inovação da Corregedoria realizou visita estratégica para implantação de plano tático na Vara Única da Comarca de Magalhães de Almeida, cidade localizada no extremo Leste Maranhense. O trabalho de apoio à unidade judicial ocorreu nos dias 9 e 10 de maio, com foco na melhoria da prestação jurisdicional e alcance das metas de produtividade do Poder Judiciário do Maranhão e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Comarca de Magalhães de Almeida conta com um acervo total de 2.106 processos, dos quais 1.240 aguardam julgamento. A magistrada Tereza Nina, Juíza Coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ, informou que a unidade está inserida no Grupo de Atenção da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), por não ter conseguido alcançar as metas 1 e 2 no último ano. A Meta 1 determina o julgamento de mais processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente, excluídos os suspensos e sobrestados no mesmo período; já a Meta 2, em 2023, prevê o julgamento, até dia 31 de dezembro, de pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2019.

Em sua fala direcionada aos servidores e servidoras, a juíza Tereza Nina ressaltou que o Plano Tático é uma ferramenta humanizada de auxílio e orientação às equipes das unidades de 1º Grau do Estado, para aplicação de metodologias de gestão e tecnologia da informação, de maneira sistêmica e produtiva. “Magalhães de Almeida é uma unidade muito produtiva, mas de algum modo existe uma dificuldade no alcance da metas, principalmente a 1 e 2 do CNJ, por isso vamos trabalhar para identificá-las, cultivar a cultura da reflexão e motivação em torno da equipe, e analisar os pontos fracos e os fortes para elaboração de um plano de ação, que será acompanhado pela Corregedoria mesmo após o nosso retorno para a Capital”, pontuou.

O servidor Maycon Silva, da Divisão de Estatística da CGJ, apresentou todas as informações e relatórios de Magalhães de Almeida disponíveis no sistema Termojuris, e o passo a passo para extração de dados a partir das variáveis desejadas pela secretária judicial ou magistrada da unidade. “Em 2022 a unidade julgou 600 processos mas recebeu 703 novas ações nesse período, o que impossibilitou o alcance da Meta 1. De outro lado, conseguiu baixar definitivamente 1053 processos, fato que demonstra comprometimento da equipe, mas que é preciso equalizar o foco de trabalho por meio de tarefas em um plano de ação”, avaliou o servidor.

A juíza Muryelle Tavares Leite Gonçalves aproveitou a oportunidade para frisar a postura propositiva adotada pela Corregedoria, que “tem buscado difundir as boas práticas de gestão, adotando metodologias que colaboram com o trabalho das unidades judiciárias de 1º Grau, a exemplo do plano tático”.

Juíza Muryelle Gonçalves durante plano tático da Corregedoria

Para a magistrada, outro ponto positivo foi a abordagem correicional do Órgão, que ao mesmo tempo em que apresenta os gargalos da unidade, indica o direcionamento que deve ser adotado. “Recentemente o juiz corregedor Gladiston Cutrim esteve em nossa unidade, e além do caráter de correicional da visita, tivemos um momento de diálogo e orientação que posteriormente nos ajudou na correção dos procedimentos internos e celeridade processual”, pontuou a titular da Comarca de Magalhães de Almeida.

De acordo com a secretária judicial da unidade, Francisca Sousa, o Plano Tático é um projeto de grande importância para o 1º Grau, pois para ela representou dois dias de muito aprendizado a partir das orientações formuladas pela Equipe de Planejamento Estratégico da CGJ. “Após esse trabalho concluído com a elaboração de um plano de ação, nossa comarca segue confiante em busca de resultados e do atingimento das metas”, destacou.

Participaram do plano tático, os servidores Josias Rodrigues Lima Júnior (assessor de juiz); Raimundo Olinda dos Santos Filho (técnico judiciário); Gledysonney Barbosa Rabelo (técnico judiciário); e as servidoras Celia Couto Castelo Branco (auxiliar judiciária); e Sara Patrícia Mendes Monteiro (oficiala de Justiça).

Auxiliaram a magistrada Tereza Nina durante a visita estratégica e plano tático, as servidoras Luciana Baía, coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ; Norma Diniz, supervisora de Projetos e Padronização; e a assessora Alyne Portilho; além do servidor Wendel Barroso, secretário da Coordenadoria de Planejamento Inovação.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS