Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Comarca de Urbano Santos recebe apoio estratégico da Corregedoria

21/03/2024
Letícia Araújo

A Vara Única da Comarca de Urbano Santos recebeu, nos dias 19 e 20 de março, visita estratégica de uma equipe da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ/MA). A ação é decorrente do projeto “Plano Tático”, que tem o objetivo aprimorar a gestão processual da unidade, garantindo alinhamento às metas de produtividade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A iniciativa foi implementada no ano de  2021, durante a gestão do então corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten. No ano de 2022, a política foi aprimorada e consolidada pelo atual corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, e com a realização de plano tático na Comarca de Urbano Santos, o Órgão alcança um total de 50 edições efetivadas em todo Maranhão.

Levantamento da Coordenadoria de Planejamento e Inovação da CGJ, indicou que a unidade judicial de Urbano Santos está com elevado índice de congestionamento, necessitando de apoio. A unidade judicial não alcançou a Meta 1 no ano de 2023, que consiste em julgar um número maior de processos que o quantitativo distribuído no período. 

De acordo com o Termojuris,  a unidade possui um acervo de 6.659 e, desses, 4.837 aguardando julgamento. A taxa de congestionamento está em 76%, acima da cláusula de barreira do CNJ.

 

Equipe de Planejamento e Inovação da CGJ/MA apresenta índices de produtividade da unidade


Durante a abertura dos trabalhos, a juíza coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ/MA, ressaltou o propósito da iniciativa em também incentivar o processo de trocas internas de boas práticas entre as unidades judiciais do Estado, servindo como uma ferramenta multiplicadora de boas ideias. “A partir dessa melhor gestão processual, é possível alcançar melhores resultados, permitindo ao Tribunal, além de alcançar as metas locais e nacionais, fazer com que todas as unidades tenham um desempenho capaz de enquadrar o TJMA como um Tribunal de referência”, avaliou a magistrada.

A secretária judicial da unidade, Luana Cristine Maciel da Silva, avaliou a ação da Plano Tático como essencial para o avanço da Vara Única da Comarca de Urbano Santos. “A comarca possui um acervo muito grande, por conta da ausência de magistrado titular há quase 2 anos. O plano tático vem para dar mais segurança para os servidores. Não vemos exatamente como cobrança, mas como uma solução”, comentou a secretária judicial da unidade.

Estiveram presentes durante visita estratégica os servidores Luciana Baía, coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ; Norma Diniz, supervisora de Projetos e Padronização; Wendel Barroso, secretário da Coordenadoria de Planejamento Inovação;  Maycon Silva, da Divisão de Estatística da CGJ; e a assessora Alyne Portilho.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS