Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Acusado de feminicídio é condenado a 20 anos de prisão em Penalva

Publicado em 10 de Out de 2025, 10h27. Atualizado em 10 de Out de 2025, 10h33
Por Michael Mesquita

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 9 de outubro, uma sessão de julgamento na Comarca de Penalva, que apresentou como réu José Domingos Melônio Ferreira Trindade. Ele estava sendo acusado de ter matado Maria Lúcia Maia Moraes, sua ex-companheira à época do crime. Ao final do júri, o réu foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença, recebendo a pena definitiva de 20 anos de reclusão. A sessão ocorreu na Câmara de Vereadores de Penalva e foi presidida pela juíza Julyanne Maria Ribeiro Bernardo.

Constou na denúncia que os fatos ocorreram em 18 de dezembro do ano passado, no povoado São Malaquias, localidade da zona rural de Penalva. Sobre o crime, foi apurado que, na data e local citados, José Domingos ceifou a vida de Maria Lúcia, conhecida como “Lucinha”, a facadas. Denunciado e vítima conviveram como marido e mulher por um período e três anos e estavam recém-separados há dois dias. A vítima estava abrigada na casa de sua irmã.

FOI EM CASA BUSCAR AS ROUPAS

No dia do crime, a vítima solicitou à ex-cunhada que a acompanhasse até a casa na qual morava com José Domingos. Ela queria retirar seus pertences. Após entrarem na residência, Maria Lúcia estava no quarto, enquanto a ex-cunhada ficou perto da porta, momento em que o denunciado, com uma faca de cozinha em punho, entrou direto no quarto que a vítima estava. Ele teria dito a frase “tu vai embora mesmo, né?” 

Ao ver Maria Lúcia arrumando suas coisas para ir embora, e sem aceitar o término do relacionamento, José Domingos teria desferido diversos golpes de faca na mulher. Em seguida, ele fugiu do local. A irmã do denunciado entrou em desespero, quando viu José atacar a ex-mulher. Ela correu até a porta da casa, pedindo por socorro.

PRÓXIMAS SESSÕES DE JULGAMENTO

Conforme informações do Fórum de Penalva, mais cinco sessões do Tribunal do Júri estão agendadas para o mês de novembro. Os julgamentos serão presididos pela juíza Julyanne Maria Ribeiro Bernardo, e estão marcados para os dias 04, 05, 06, 17 e 18. Os júris serão realizados na Câmara Municipal de Penalva.

 


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS