Poder Judiciário/cij

Vestindo inclusão

NEJUR

O projeto surgiu a partir das percepções sobre demandas identificadas nos Escritórios Sociais em funcionamento no Estado do Maranhão (estes escritórios tem a função de oferecer serviços especializados a partir do acolhimento de pessoas egressas e seus familiares, permitindo-lhes encontrar suporte para efetiva reinserção social), nos Escritórios Sociais observou-se que a qualificação e o conhecimento técnico em diversas áreas de conhecimento já não são mais a maior barreira do retorno ao mercado de trabalho. Mesmo com o oferecimento de suporte intelectual através do ensino formal, cursos técnicos e profissionalizantes para a totalidade dos apenados em todos os regimes de cumprimento de pena, ainda há que se pensar em um fator importante: a imagem do(a) profissional na nova carreira ou a retomada de uma que lhe foi interrompida. O projeto tem como objetivo potencializar as oportunidades para pessoas egressas dos sistemas penitenciários e expandir as possibilidades de sucesso e integração ao marcado de trabalho.


 

O PROJETO TEM COMO ESCOPO DUAS FASES, ESTANDO ATUALMENTE NA PRIMEIRA DELAS.

A fase visa arrecadar roupas sociais e acessórios novos ou seminovos a fim de oferecer um guarda-roupa profissional às pessoas egressas do sistema prisional atendidos pelos Escritórios Sociais. Neste momento, o objetivo é garantir que a vestimenta não seja mais uma barreira na busca pela equidade, inclusão, credibilidade e pertencimento no ambiente de trabalho e social. Já a 2ª fase visa sensibilizar os profissionais de diversas áreas para realização de palestras, workshops, cursos nos Escritórios Sociais, presenciais ou online, de modo a consolidar nos egressos as características mais potentes exigidas pelo ambiente corporativo, como forma de lhes permitir transparecer autoconfiança, respeito, credibilidade, além de absorverem noções de sustentabilidade, diversidade e inclusão.


 

Saiba mais:

https://www.tjma.jus.br/midia/tj/noticia/510282/judiciario-lanca-campanha-de-arrecadacao-de-vestuario-para-egressosas

https://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario/politica-de-atencao-a-pessoas-egressas-do-sistema-prisional-escritorios-sociais/escritorios-sociais/