Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Programação especial de combate à violência doméstica começa no próximo domingo (18)

Entre os dias 18 e 23 de junho serão realizadas ações dos projetos 'Não Morra, Maria da Penha' e 'Justiça em Rede' no bairro Maracanã

14/06/2023
Letícia Araújo

Entre os dias 18 e 23 de junho, o Judiciário, por meio da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, promove ações de dois de seus projetos: “Não Morra, Maria da Penha” e “Justiça em Rede” na zona rural de São Luís, na área do Maracanã e bairros adjacentes. A iniciativa consiste na realização de uma série de atividades voltadas ao combate à violência de gênero.

Desde o ano de 2019, a equipe da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher tem desenvolvido ações que envolvam atividades externas, com isso, surgiram os projetos “Não Morra, Maria da Penha”, que já realizou seis edições; e “Justiça em Rede”, com duas edições efetivadas. Até o momento, os bairros Cidade Operária, Bairro de Fátima, Liberdade, Itaqui-Bacanga e Coroadinho foram beneficiados pela iniciativa.

Dessa vez, os bairros Maracanã, Estiva, Tibiri, Itapera, Pedrinhas, Vila Esperança, Coqueiro e Ilha Tauá Mirim serão palco de ações dos projetos. Essa edição conta com uma programação que garante serviços à comunidade e capacitação dos participantes, além da realização de um Casamento Comunitário que ocorrerá no dia de encerramento das atividades, nas dependências do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Maracanã.

Coletivo "Mulheres Negras da Periferia" participou da programação anterior dos projetos

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA 18/6
Visita à igreja católica

DIA 19/6
16h: Visita à Associação de Moradores
Local: Itapera

19h: Igreja Adventista
Local: Itapera

DIA 20/6
8h: Visita à unidade de saúde e escola
Local: Tibiri

10h: Visita à unidade de saúde, escola e CRAS
Local: Vila Esperança

11h: 13º JERC - CAPACITAÇÃO EM CIDADANIA (CREAS E CRAS)
Local: Tibiri

14h: ABERTURA OFICIAL
Local: Sede do Boi de Maracanã

DIA 21/6
8h: Visita ao Centro de Saúde Laura Vasconcelos
Local: Estiva

10h: Visita à escola Educa Mais Prof. Mário Martins Meireles
Local: Mangue Seco/ Pedrinhas

14h: Visita à escola Educa Mais Prof. Mário Martins Meireles
Local: Mangue Seco/ Pedrinhas

DIA 22/6
8h: Oferta de serviços à comunidade e visita à unidade de saúde
Local: Coqueiro

10h: Visita à igreja e escola
Local: Ilha Tauá Mirim

DIA 23/6

8h às 12h: Oferta de serviços à comunidade
Local: IFMA MARACANÃ

16h: ENCERRAMENTO: Casamento Comunitário
Local: IFMA MARACANÃ

 

PROJETO “NÃO MORRA, MARIA DA PENHA”

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à mulher, a 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher idealizou o projeto “Não Morra, Maria da Penha”, que é uma parceria do Poder Judiciário com entidades, associações e diversos segmentos da sociedade civil.

Para alcançar tal objetivo, a iniciativa promove ações articuladas, extensivas e progressivas, por meio de reuniões, capacitação, palestras e oferta de serviços à comunidade. Dessa forma é possível sensibilizar a sociedade, informar e capacitar as pessoas da comunidade para o atendimento mais qualificado e humanizado à mulher.

 

PROJETO JUSTIÇA EM REDE

Com o objetivo de apresentar e disseminar medidas de proteção à vítima de violência doméstica, o projeto atua no processo de expansão de conhecimento sobre a ferramenta Medida Protetiva On-line, por meio da capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação, segurança pública, assistência social e lideranças comunitárias, a fim de auxiliarem as mulheres no uso da referida ferramenta de proteção, estando em conformidade com o art. 8, da Lei Maria da Penha e Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS