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Divisão Médica e Odontológica assegura atendimento durante a pandemia

FÓRUM DE SÃO LUÍS

07/02/2022
Valquíria Santana

A Divisão Médica e Odontológica do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) realizou 634 atendimentos médicos no ano de 2021, além de 360 odontológicos, entre presenciais e remotos. No mesmo período, foram feitos 495 testes de Covid-19, tendo 81 pessoas testado positivo para coronavírus. Durante o ano, foram concedidas 516 licenças saúde por motivos diversos e 292 servidores afastados das atividades laborarias com sintomas gripais ou suspeita de Covid.    

A chefe da Divisão, Rayna Bianca Rodrigues Serra, explica que, diante das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a unidade precisou se reestruturar, estabelecendo formas de trabalho que garantissem o atendimento, mantendo a saúde dos profissionais do setor, mas sem deixar de dar suporte aos servidores do Fórum que precisaram ser atendidos durante todo o ano, mesmo com a suspensão das atividades presenciais em alguns momentos. “Para isso, adotamos medidas como: atendimento por telemedicina e videoconferência; esses pacientes eram acompanhados pela equipe médica e de enfermagem, sem deixar de dar nenhum suporte", afirmou.

Entre as atividades do setor médico realizadas no ano de 2021 estão as consultas eletivas, atendimentos de enfermagem, avaliação anual de saúde, atendimento ambulatorial para servidores e magistrados, de urgência e emergência para usuário externo, campanhas e ações educativas.

Já a equipe de odontologia atendeu presencialmente  311 pacientes; realizou 1.455 procedimentos, como exames clínicos e radiográficos, orientações de higiene bucal, urgências, restaurações, tratamentos, limpezas, extrações, aplicações de flúor, entre outros. Rayna Serra ressalta que desde o início da pandemia, em março de 2020, devido à especificidade do trabalho desenvolvido, o atendimento odontológico de forma presencial foi suspenso, sendo retomado em dezembro de 2020, para garantir a segurança dos profissionais do setor e dos pacientes. “Iniciamos o ano de 2021 com atendimento presencial, mas as marcações não eram feitas pelo sistema SALUS e sim pelo WhatsApp ou telefone, realizando uma triagem e coleta de dados, para que o paciente não buscasse o setor apresentando sintomas gripais”, explicou

Durante o ano passado, a unidade também desenvolveu várias outras ações como campanhas de vacinação contra H1N1; cuidados com a saúde bucal; vigilância epidemiológica de magistrados e servidores com sintomas gripais; produção de vídeo mostrando a importância da vacinação contra influenza em tempos de pandemia; testagem para Covid-19, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís; divulgação de informações sobre prevenção das hepatites virais; campanha de prevenção do suicídio. Foram realizadas, ainda, ações do Outubro Rosa e Novembro Azul, de prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata.

A unidade conta com uma equipe formada por quatro médicos, cinco enfermeiros, duas dentistas, duas auxiliares bucais, três servidores de apoio administrativo, além da chefia da Divisão. Os profissionais atendem por turno, de segunda a sexta-feira. O setor funciona das 8h às 15h. Atualmente a unidade mantém atendimento presencial somente para consultas eletivas, que devem ser agendadas pelo sistema SALUS. Continua mantido o atendimento remoto (por telemedicina) para os casos de síndromes gripais.

Em 2021, diante do aumento de casos de coronavírus no estado, houve suspensão de expediente no Judiciário maranhense, tanto na capital quanto no interior,  mantendo somente o serviço remoto, nos meses de março e abril.

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

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