Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Registro Cidadão bate recorde de atendimentos em Mirinzal

O Fórum da comarca ficou lotado durante toda essa quarta-feira, 28, e o projeto realizou 252 atendimentos, totalizando 518 em três dias da 14ª edição do Justiça de Proximidade

29/02/2024
Paulo Lafene

Nem a chuva foi capaz de afastar o grande público que compareceu ao Fórum de Mirinzal. O Registro Cidadão bateu recorde e realizou 252 atendimentos na Sala de Audiências da Comarca, a 167 km de São Luís, via ferry-boat, e 418 km, por terra, nessa quarta-feira (28/02). O recorde anterior havia sido alcançado em Maracaçumé, com 230 atendimentos. Desta vez, foi preciso que a equipe do FERJ, o órgão do Tribunal de Justiça do Maranhão encarregado do projeto, convocasse mais quatro pessoas para ajudarem no atendimento. Com os 266 atendimentos realizados nos dois primeiros dias da 14ª edição do Justiça de Proximidade, já são 518 em três dias, faltando ainda a Comarca de Cedral, que será atendida nesta quinta-feira, 29.

A lavradora Maria Januária Costa (de azul na foto abaixo) e outras cinco pessoas vieram na carroceria de um veículo do Quilombo Angelim, no vizinho município de Central, para tirar segunda via da certidão de nascimento. Ela pediu o documento próprio e os de dois filhos. “Gostei demais, porque me trataram bem. Valeu a pena”.

Para Leilce Melo (na foto abaixo com o pai, Balbino), a solução que o Registro Cidadão deu para sua situação foi um alívio e a realização de um sonho, depois de 42 anos. “Só tinha dois nomes. Eu estou cansada da pessoa perguntar: ‘É só isso? Não tem o nome do pai?’ Agora é um sonho meu que está sendo realizado, do meu pai me reconhecer como filha”, contou a agora Leilce Vieira Melo, filha de Balbino Vieira Oliveira, que estava distante, na roça, quando ela nasceu.

“FAMÍLIA TODINHA”

Quem também foi ao Fórum acompanhada do pai foi Luziane Trindade (na foto abaixo com ele), para pedir a segunda via das certidões dela, dos três filhos e de seu Otoniel, aproveitando a gratuidade oferecida pelo projeto. “É aproveitar, porque do jeito que tá a situação, tudo caro, tem que aproveitar. Aí trouxe logo a família todinha”, comemorou a risonha Luziane.

“É uma maravilha. Foi a melhor coisa que já chegou aqui pra fazer isso pra nós”, completou o pescador aposentado Otoniel Trindade.

Oportunidade boa é coisa que Sandra Souza (foto abaixo) não deixa escapar. Para ela, quanto mais cedo, melhor. “Eu vim de Central do Maranhão, cheguei 3h40, cheguei esse horário”, disse ela, que foi tirar segunda via da certidão de nascimento para requisitar a nova carteira de identidade.

Também de Central, Jacielma Carvalho (foto abaixo) chegou ao Fórum às 4h30 para pedir segunda via das certidões dos três filhos. A economia com a gratuidade é de cerca de 150 reais, dinheiro que pode ser usado de outra forma. “Tem um bocado de coisa pra fazer em casa. Precisando comprar farinha, comida”.

Dos 252 atendimentos do Registro Cidadão em Mirinzal, 211 foram de segundas vias de certidões, quatro de reconhecimentos de paternidade, sete retificações administrativas, três registros tardios de óbito, uma restauração e 26 orientações jurídicas.

A equipe de atendimento nesta edição tem a diretora do FERJ, Máira Vidal, Renato Fontoura, Henrique Braga e Tiaago dos Santos. Em Mirinzal, também colaboraram Jowsy Araújo e Layanne Silva, servidoras do município cedidas ao Fórum, além de Kellyne Ribeiro, da Sala da Justiça de Central, e Margareth Dias, da Procuradoria do município.

O trabalho realizado pela equipe do FERJ contou, em Mirinzal, com o apoio de André Luiz Cavalcante, titular do Ofício Único da cidade, para emissão de vários documentos no mesmo dia.

Veja o álbum com as atividades na Comarca de Mirtinzal, feito pelo repórter fotográfico Ribamar Pinheiro.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS