Poder Judiciário/Mídias/Notícias

São Bernardo e Magalhães de Almeida recebem Justiça de Proximidade

Ações internas do programa levam qualidade de vida e de trabalho a servidores(as), enquanto Registro Cidadão bate mais um recorde na Baixada

04/04/2024
Paulo Lafene

De uma coisa, as servidoras e os servidores do Judiciário nas comarcas de São Bernardo e Magalhães de Almeida, no Leste do Maranhão, não têm dúvida: a qualidade de vida é boa quando se tem saúde, mas o bem-estar fica ainda melhor quando se tem qualidade de trabalho. E a situação fica ótima quando se pode desfrutar de ambas as condições, como proporcionaram as ações do programa Justiça de Proximidade, nessa quarta-feira (3/4), nas duas cidades. Do outro lado do estado, na Baixada Maranhense, o projeto Registro Cidadão, do Tribunal de Justiça do Maranhão, bateu mais um recorde geral, com 820 atendimentos em três dias, antes mesmo de chegar à última comarca da etapa. Felicidade também da população.

Logo na entrada do Fórum de São Bernardo, a 375 km de São Luís, o prenúncio da mudança. Caixas contendo equipamentos antigos de informática e outros materiais estão à espera do destralhe. Dez novos computadores foram fornecidos à unidade judicial pelo Justiça de Proximidade (parte deles na foto abaixo).

“Estavam faltando alguns, porque tinha servidores que ficavam usando de dois e, agora, cada um tem o seu e ainda teve sobra, ficou bom, porque a gente colocou na Sala do Júri, no Depoimento Especial e trocou também na Distribuição”, relatou o auxiliar judiciário Valdênio Silva (foto acima).

Mais adiante, o aspecto da Sala de Depoimento Especial mostra que não foi só computador que o espaço ganhou. Ela e a Sala de Acolhimento (foto abaixo) passaram por um completo serviço de revitalização.

Em três outras salas, profissionais da área de saúde do TJMA avaliaram e orientaram servidoras e servidores da comarca: a enfermeira Conceição Cadilhe, o médico clínico geral do TJMA  André Luiz Pereira, ambos da Divisão Médica do Tribunal, e o psicólogo Railson Rodrigues, da Divisão Psicossocial.

O oficial de justiça Wernek Vaz (de camisa vinho, na foto abaixo) confessa que superou a resistência que tinha em procurar um(a) profissional de Psicologia há 20 anos, no próprio TJMA. Ele já se consultou por videoconferência com o psicólogo Railson Rodrigues em 2021. E fez questão de ser novamente atendido na passagem do profissional por São Bernardo.

“Posso dizer que foi o primeiro homem que me fez chorar”, elogiou o agora sorridente Wernek.

A secretária judicial Márcia Lima disse que a nova infraestrutura implantada pelo TJMA no Fórum e a atenção dispensada a servidoras e servidores pelo Justiça de Proximidade refletem até no atendimento ao cidadão e à cidadã.

“É muito importante pra melhorar a estrutura, o atendimento ao público, o nosso serviço, trazer mais qualidade, mais agilidade. Então, é muito importante esse projeto do Justiça de Proximidade passando aqui pela nossa Vara”, entende Márcia Lima (na foto abaixo, durante consulta médica).

A chefe da Divisão Médica do TJMA, Keila Melo (em pé, na foto de destaque da matéria), explicou a Márcia e às outras pessoas que trabalham no Fórum de São Bernardo como funciona a estrutura do setor que comanda e também das divisões Odontológica e Psicossocial. Lembrou das formas de agendamento de consultas, inclusive por videoconferência, e falou sobre as funcionalidades do Portal da Saúde, repleto de vídeos realizados por profissionais do setor.

MAGALHÃES DE ALMEIDA

A 34 km de São Bernardo, na Comarca de Magalhães de Almeida, a 409 km da capital, a chefe da Divisão de Avaliação e Desempenho do TJMA, Liana Bandeira Costa, da Diretoria de Recursos Humanos, a exemplo de Keila Melo, reforçou a possibilidade de atendimentos a distância para quem não consegue se deslocar até São Luís. E explicou como progredir na carreira, conquistar adicionais e outros benefícios, além dos deveres de servidores e servidoras.

“Tirou muitas dúvidas, né? Sobre a questão da promoção, sobre a questão da evolução na carreira, da questão dos descontos para fazer uma especialização, um mestrado, agregando muito conhecimento para a gente sobre os nossos próprios direitos”, detalhou a oficiala de justiça Sara Monteiro (de roupa listrada, em primeiro plano, na foto abaixo).

A servidora elogiou a chegada de oito computadores novos para o Fórum e a participação da Assessoria de Comunicação do TJMA, por disponibilizar material informativo, por meio de textos, vídeos e fotos no site e nas redes sociais do Tribunal.

“A proximidade de vocês, vindo até a gente, chama a atenção, não só para o nosso trabalho, mas também para a gente ficar mais próximo da comunidade, da população, do jurisdicionado”, completou Sara.

Também foram palestrantes a gestora da Biblioteca da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), Manoelle Moraes, que falou sobre cursos e formações ofertados pela Escola; o tenente-coronel Eduardo Pinheiro, da Diretoria de Segurança Institucional do TJMA, sobre medidas de segurança e disponibilidade da equipe para atender demandas; e o capitão Helton Loyola, também da DSI, sobre ações de prevenção e combate a incêndio que podem ser tomadas em casa e em todos os 160 prédios do Judiciário espalhados pelo estado.

“Saber que o Tribunal – a administração superior – se preocupa com as comarcas mais distantes do interior, é gratificante para a gente como servidor e, também, faz a gente saber que está recebendo atenção para prestar o melhor serviço para a população”, enalteceu o técnico judiciário Gledysonney Barbosa (sentado à mesa, na foto abaixo).

“Esse projeto é maravilhoso. Traz uma proximidade muito grande com o TJ, entre os servidores. Muito bom mesmo”, acrescentou a secretária judicial Francisca Sousa.

Para a juíza Muryelle Tavares, há nove anos na comarca, o Justiça de Proximidade faz jus ao nome, na medida de tudo que a aproximação da alta direção do TJMA com as unidades do interior proporciona.

“Desde os serviços, os sistemas, quando vocês se dispõem a sair de São Luís e vir nos visitar no interior, nos trazendo, nos informando, nos permitindo conhecer essas informações, está sendo muito válido em diversos aspectos: melhorando o nosso atendimento, melhorando o nosso trabalho e hoje, especialmente, melhorando a qualidade de vida dos próprios servidores. Muito bom”, concluiu Muryelle Tavares (sentada à mesa, de calça verde, na foto abaixo).

Veja os álbuns produzidos pelo repórter fotográfico Ribamar Pinheiro em São Bernardo e Magalhães de Almeida.

REGISTRO DE RECORDES

O nome do projeto é Registro Cidadão, mas pode chamar de registro de recordes. Depois de bater o recorde geral, em fevereiro passado, com 685 atendimentos, e a maior marca por unidade judicial, na Comarca de Mirinzal, com 252, nesta nova etapa a equipe do FERJ, órgão do TJMA responsável pelo trabalho, alcançou a nova maior marca por unidade, com 371 atendimentos, na Comarca de São Bento, logo no primeiro dia, e bateu mais uma vez o recorde geral de etapa, agora com 820 atendimentos.

O novo recorde foi batido em três dias de atendimento, antes mesmo de chegar à última comarca da etapa, Olinda Nova do Maranhão.

Nessa quarta-feira, na Comarca de São João Batista (foto abaixo), na Baixada Maranhense, o Registro Cidadão, iniciativa do Poder Judiciário do Maranhão que possibilita a emissão gratuita de documentação de registro civil, realizou 240 atendimentos em São João Batista, que, somados aos 580 dos dois primeiros dias, totalizam 820.

Nessa quarta-feira, foram emitidas 204 segundas vias de certidões, dois reconhecimentos de paternidade, 12 retificações, quatro registros tardios de óbito e 18 orientações.

José Antônio Madeira e Marly Mendonça Pereira Madeira conseguiram a segunda via da certidão de casamento (foto abaixo), solicitada pelo filho do casal, Raimundo Nonato Pereira Madeira.

Nesta quinta-feira  (4/4), a população da Comarca de Olinda Nova do Maranhão será atendida das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O projeto Registro Cidadão disponibiliza serviços de emissão de registros de nascimento, registro tardio de óbito e nascimento, além da emissão de segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito. Para participar, basta comparecer aos locais de atendimento.

O Registro Cidadão é organizado pelo Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (FERC), ligado ao FERJ, e executado de forma colaborativa entre o TJMA, a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ/MA), juízes e juízas, servidores e servidoras, prefeituras, registradores(as) civis de pessoas naturais e outros parceiros.

Para obter mais informações sobre o projeto, entrar em contato com FERC pelo telefone (98) 2055-4259. 

REGISTRO CIDADÃO

4/4 – Olinda Nova do Maranhão
Sede do Fórum – Rua da Alegria, s/nº, Centro, Olinda Nova do Maranhão/MA 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS