Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA oferece apoio psicossocial para servidores

28/05/2021
Ascom/TJMA

Diante de todos os transtornos vivenciados com a pandemia mundial da Covid- 19, são inúmeras as consequências no bem-estar mental e emocional das pessoas. Neste período, permeado por tantas incertezas, é comum sentir estresse, preocupação, tristeza e ansiedade. Esses sentimentos afetam o bem-estar dos indivíduos, sendo fundamental estabelecer estratégias que auxiliem o equilíbrio emocional.

Caso você tenha vivenciado mudanças de humor, se suas emoções estiverem intensas atrapalhando suas atividades cotidianas, se vivenciou alguma situação traumática e não está sabendo lidar com isso, talvez seja hora de buscar ajuda.

O Tribunal de Justiça do Maranhão possui psicólogos e assistente social que exercem esse auxílio a fim de que servidores, servidoras, juízes, juízas, bem como dependentes, possam viver com maior qualidade de vida.

AGENDAMENTO 

A Divisão Psicossocial do TJMA informa que o serviço de apoio psicossocial está considerando as medidas sanitárias necessárias para o retorno presencial de trabalho e atendimento ao público mediante o atual cenário epidemiológico no Estado e conforme a Portaria-GP 3192021, que disciplina o retorno do atendimento presencial no âmbito do Judiciário maranhense, desde o dia 3 de maio.

O agendamento é realizado pelo e-mail institucional divpsico@tjma.jus.br e o atendimento por videoconferência, pela plataforma WEBConferência, no portal do Poder Judiciário do Maranhão (www.tjma.jus.br).

A solicitação de atendimento deve ser feita, exclusivamente, pelo e-mail institucional do servidor ou da servidora. 

Nos casos de dúvidas e demais orientações podem ser obtidas por meio do Whatsapp (98) 3261 6238

SAÚDE MENTAL

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental vai além da ausência de doenças psicossomáticas e se caracteriza por um bem-estar em que o indivíduo reconhece suas capacidades e limitações e consegue perceber o seu papel social, tornando-se agente de sua própria história. Nesse viés, define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade”.

A OPAS/OMS BRASIL afirma “que a saúde mental é umas das áreas mais negligenciadas da saúde pública. Quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental, 3 milhões morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. E agora, bilhões de pessoas em todo o mundo foram afetadas pela pandemia de COVID-19, que está causando um impacto adicional na saúde mental das pessoas.”

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4300