Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário disponibiliza atendimento psicossocial e psiquiátrico para servidores(as)

Os serviços de assistência psicológica acontecem diariamente, pelos turnos da manhã e tarde, de forma presencial e virtual

17/04/2024
Ascom/TJMA

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental no mundo. Ainda nesse sentido, índices divulgados em julho de 2023 pelo Covitel mostram que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade e 31,6% da população mais jovem, de 18 a 24 anos, está ansiosa. Além disso, 12,7% relatam já terem recebido diagnóstico médico para depressão.

Os números escancaram uma demanda alarmante de cuidado com saúde mental por parte da população brasileira. Como parte dessa realidade, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)  possui psicólogos, assistente social e psiquiatras que exercem esse auxílio a fim de que servidores, servidoras, juízes, juízas, bem como dependentes, possam viver com mais qualidade de vida.

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

A abordagem tem por objetivo realizar acompanhamento e escuta psicológica breve, auxiliando as pessoas em situações de conflito, sofrimento, transtorno mental ou condições que estejam levando a afastamento do trabalho por fatores psicoemocionais, incluindo situações de assédio.

Atendimentos com psicólogo e assistente social da Divisão Psicossocial TJMA acontecem por meio de agendamento pelo e-mail da divisão (divpsico@tjma.jus.br), para quem desejar ou necessitar de escuta psicológica para si ou seus dependentes. 

Os serviços de assistência psicológica acontecem diariamente, pelos turnos da manhã e tarde, de forma presencial (Divisão Psicossocial TJMA, Rua do Egito, 106, Centro) e virtual.

Os encaminhamentos oriundos de magistrados(as) e chefe(as) imediatos (as) também podem ser realizados pelos contatos da divisão (divpsico@tjma.jus.br / 98-2055-234/98-2055-2342). 

ATENDIMENTO EM PSIQUIATRIA

Atendimentos com psiquiatras da Divisão Médica TJMA para magistrados, magistradas, servidores e servidoras, bem como seus dependentes, que necessitam de acompanhamento médico para tratamento de transtornos mentais na Divisão Médica TJMA (Praça Dom Pedro II, s/n, Centro) podem ser feitos por agendamento direto no sistema SALUS.

O acompanhamento com psiquiatra também será oferecido nas situações: acompanhamento estratégico de casos de solicitação de licença psiquiátrica para orientação bem como daqueles encaminhados pela Divisão Psicossocial do TJMA, para melhor articulação da assistência; quando for necessário o parecer do especialista na Junta Médica do TJMA, para avaliação médico pericial; realização de avaliação biopsicossocial da deficiência; quando for necessário em processos de retorno ao trabalho de magistrados(as) e servidores(as) em caso de transtorno mental. 

Quando há a necessidade de atendimento psiquiátrico por solicitação de magistrados, magistradas, chefes imediatos ou chefas imediatas, o pedido por ser realizado por ligação para a Divisão Médica  através dos contatos: (98) 20552285; 20552286; 20552287 e whatsapp 98-984454595.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS