Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA celebra projetos concluídos do planejamento estratégico

Foram divulgados resultados, ações dos indicadores e projetos do Poder Judiciário do Maranhão (PJMA)

25/04/2024
Orquídea Santos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realizou nesta quarta-feira (24/4), na sede da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE), na gestão do desembargador Paulo Velten, em momento de prestação de contas.

Além da apresentação dos status do projetos e indicadores por área, cada gestor também apresentou as entregas do biênio 2022/2024, destacando ações mais relevantes realizadas pelas suas unidades.

As Diretorias de Segurança Institucional, Administrativa, de Auditoria Interna e Coordenadoria de Arquivo e Gestão Documental apesar de não terem projetos estratégicos, apresentaram as ações de suas áreas que merecem destaque durante a gestão.

O encontro foi conduzido pelo coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, juiz Márcio Castro Brandão, acompanhado da chefe da Divisão de Planejamento Estratégico, Mariana Carneiro, com a presença dos desembargadores Paulo Velten (presidente do TJMA) e José Nilo, além da coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ, juíza Tereza Cristina Nina.

Durante a solenidade, o desembargador Paulo Velten ressaltou a importância da continuidade administrativa pela nova mesa diretora. “A RAE é um momento de apresentar as ações executadas para o alcance das metas alinhadas ao planejamento estratégico para que o Poder Judiciário do Maranhão continue avançando. Esse é o nosso compromisso, e a nossa expectativa é que haja continuidade com a próxima gestão para o fortalecimento de nossa instituição”, finalizou.

O coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, juiz Márcio Brandão, enfatizou que os resultados foram efetivos. Nesta reunião, foram entregues 13 certificados de conclusão de projetos estratégicos, tendo sido concluídos 23 nos dois últimos anos. Ele ressaltou que “Muitas ações do Poder Judiciário do Maranhão nesse período apontam a mudança de cultura organizacional. Tivemos a apresentação das ações mais relevantes das diretorias, que é uma particularidade desta RAE. As unidades fizeram um resumo das suas principais entregas. É uma prestação de contas”.

“É um grande desafio permanecer com o planejamento estratégico agora na presidência, continuando o trabalho tão bem executado pelo juiz Márcio Brandão e sua equipe, que na sua maioria, vai permanecer comigo. Que em 2026 a gente consiga entregar todos os projetos concluídos e apresentar novos projetos também na gestão do desembargador Froz Sobrinho, fazendo com que o Tribunal seja referência nacional, como tem sido”, finalizou a coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ, juíza Tereza Cristina Nina, que assumirá a Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (COACE) do TJMA.

PROJETOS CONCLUÍDOS

1. Incrementar meios alternativos (ferramentas, plataformas, centrais de videoconferência) de solução de demandas, por meio da ampliação de atuação dos Centros Judiciais de Solução de Conflitos – CEJUSC’s – gerente juiz Marcelo Oka.


2. Utilizar o Selo Município Amigo da Justiça – CEJUSC - gerente Marcelo Oka.


3. Incentivar a adoção do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas – IRDR e Incidente de Assunção de Competência - IAC como meios de solução de conflitos repetitivos e de grande repercussão social - NUGEPNAC – gerente juíza Marcela Lobo.


4. Estruturar e implantar política de ocupação de cargo comissionado e função gratificada com critérios mínimos compatíveis com o papel/função a ser desempenhado sem prejudicar o direito à livre nomeação/exoneração do gestor - DRH – gerente Milena Vieira, diretora de Recursos Humanos.

5. Aprimorar o programa MERITUS, aperfeiçoando sua divulgação, aderência e opções de prêmios - DRH- gerente Milena Vieira, diretora de Recursos Humanos.

6. Estruturar e implantar novas iniciativas e medidas voltadas para promoção, prevenção e vigilância em saúde - DRH- gerente Milena Vieira, diretora de Recursos Humanos.

7. Estruturar e implantar política de distribuição da força de trabalho envolvendo cargos efetivos, comissionados, estagiários e residentes jurídicos no PJMA - DG - gerente Mariana Clementino Brandão, subdiretora da Diretoria Geral.

8. Acompanhar as unidades que não alcançaram as metas 1 e 2 e com recorrente excesso de prazo de conclusão – CGJ – gerente juíza Tereza Nina.

9. Expandir a implantação da Secretaria Judicial Única Digital - SEJUD no Estado do Maranhão – CGJ – gerente juíza Tereza Nina.

10. Trabalhar a temática de diversidade em todos os setores do tribunal: fortalecer a Política de Diversidade do PJMA, planejar e articular o Censo do PJMA, envolvendo os setores estratégicos do Tribunal de Justiça do Maranhão - TJMA, Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Maranhão e Escola Superior – DIVERSIDADE – gerente juiz Marco Adriano.

11. Implantar as melhorias solicitadas no sistema Processo Judicial Eletrônico - PJE – DIA – gerente Cláudio Sampaio, diretor de Informática e Automação.

12. Realizar o macro planejamento de comunicação do Poder Judiciário do Maranhão, envolvendo as Assessorias de Comunicação do Tribunal de Justiça e da Corregedoria – ASSCOM – gerente Isabella Silva, assessora-chefe da Assessoria de Comunicação da Presidência.

13. Contratar serviços especializados de comunicação que garantam suporte às ações promocionais do PJMA ASSCOM - gerente Isabella Silva, assessora-chefe da Assessoria de Comunicação da Presidência.


Nesta RAE, última da gestão do Desembargador Paulo Velten, houve o reconhecimento das entregas realizadas no período.

Fotos de Ribamar Pinheiro no flick do TJMA

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

 

GALERIA DE FOTOS