Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Projeto "Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho'" atende comarcas do interior

Neste ano, projeto foi desenvolvido em Codó, Bacabal, Grajaú e Barra do Corda

17/04/2024
Ascom/TJMA

O projeto '"Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho", promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Recursos Humanos, Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e da Divisão Psicossocial, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atendeu servidores e servidoras dos fóruns de Grajaú e Barra do Corda nos dias 11 e 12/4, pela manhã e tarde.

Foto colorida mostra várias pessoas, dentre servidores e servidoras do Judiciário e profissionais parceiros, em pé segurando banner do projeto Bem-Estar no Judiciário.

No mês de março, os atendimentos foram disponibilizados a servidores e servidoras de Codó (14) e Bacabal (15).

‌A iniciativa totalizou mais de 400 atendimentos nas quatro comarcas, incluindo atividades multidisciplinares nas áreas de educação física, nutrição, fisioterapia e psicologia.

‌Entre as atividades, foi promovida escuta psicológica individual e visitas nos setores das comarcas, com a psicóloga Alynne Lima, que realizou dinâmica com os servidores e servidoras, passando orientação sobre saúde mental.

‌Em parceria com a UFMA, as atividades de educação física foram coordenadas pelos professores Christian Cabido, Cristiano Mostarda e Mário Sevilio. Os atendimentos de nutrição foram realizados pela professora Isabela Calado, e de fisioterapia pelo professor Flávio Pires.

‌Na comarca de Grajaú, a juíza Nuza Maria Oliveira Lima agradeceu a equipe pela disponibilização da ação de bem-estar, promovendo aproximação dos servidores e espera ver mais atitudes como essa dentro do tribunal.

‌Estiveram presentes na ação, coordenando as atividades, as servidoras do TJMA Camila Cruz Serra Pinto Buna (Divisão Psicossocial), Vânia Maria Martins Silva (Divisão Médica) e Alessandra de Jesus Pinheiro Mendes (Coordenadoria de serviços médico, odontológico e psicossocial).

‌PROJETO

‌O projeto - que visa estimular a prática de exercícios físicos e difundir os benefícios que podem proporcionar qualidade de vida - integra o projeto TJMA Sustentável, desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental do Judiciário, no quesito Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), eixo Saúde.

‌PARCERIA

‌A parceria entre o TJMA e a UFMA tem como objetivo dar continuidade na ação conjunta das duas instituições e melhorar a qualidade de vida de magistrados(as) e servidores(as) visando integrar e otimizar as ações já existentes no Poder Judiciário, o que possibilitará a elaboração de planos de ações para a realização de intervenções sistemáticas nas condições de saúde mapeadas que possam refletir em prejuízos à saúde do(a) servidor(a)/magistrado(a) e a UFMA terá disponível dados que poderão ser utilizados no incremento de sua produção científica.

‌As atividades ainda se estenderão, neste ano, às comarcas de Lago da Pedra, Pedreiras, Imperatriz, Timon, Caxias, Tutóia e Barreirinhas. O público-alvo é formado por magistrados(as), servidores(as) e colaboradores do TJMA.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

 


 

GALERIA DE FOTOS