Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Projeto arrecada roupas e acessórios para egressos(as) do sistema prisional

Doações de roupas e acessórios poderão ser feitas em pontos de coleta em prédios do Poder Judiciário

06/11/2023
Ascom/TJMA

Com o objetivo de ampliar as oportunidades e possibilidades de sucesso no processo de reinserção de pessoas egressas do sistema prisional ao mercado de trabalho, o Poder Judiciário, por meio do  Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa, da Corregedoria Geral de Justiça e da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA), promove a campanha “Vestindo Inclusão”, para arrecadação de roupas, calçados e acessórios, novos ou usados, para destinação ao público atendido pelos Escritórios Sociais, equipamentos que articulam oportunidades de trabalho buscando reduzir a reincidência criminal. 

As doações devem estar em bom estado de conservação, higienizadas e prontas para uso. As doações podem ser realizadas até o dia 17 de novembro.

PONTOS DE COLETA DAS DOAÇÕES

A organização da campanha instalou caixas de coleta de doações em órgãos da Justiça. Para contribuir com a campanha, basta deixar o material doado nos seguintes locais:

- Tribunal de Justiça do Maranhão e Corregedoria Geral de Justiça (Praça Pedro II. Centro)
- Unidade de Monitoramento Carcerário - Rua das Aramitas, nº 4 - Calhau
- Centro Administrativo do Poder Judiciário (Rua do Egito. Centro)
- Fórum Sarney Costa (Avenida Carlos Cunha, Calhau)
- Defensoria Pública do Maranhão (Avenida Júnior Coimbra,  Renascença II)
- Ordem dos Advogados do Brasil (Avenida Carlos Cunha, Calhau)
- Fórum de Itapecuru-Mirim

PROJETO

A campanha considera, a partir das demandas identificadas nos Escritórios Sociais, as necessidades além da qualificação e conhecimento técnico para o retorno ao mercado de trabalho, passando pela postura profissional, boa oratória, linguagem adequada, a imagem e apresentação pessoal enquanto vieses da identidade profissional que contribuem para o nível de confiança, profissionalismo e credibilidade daqueles(as) que buscam uma vaga de trabalho.

O objetivo é receber, prioritariamente e separadamente, roupas que possam ser aproveitadas no mercado de trabalho e em ambientes corporativos com demandas mais formais em termos de apresentação, porém todos os tipos de roupas, tecidos e tamanhos são aceitos. Recolhidas as doações, serão distribuídas aos Escritórios Sociais e cada equipamento terá a responsabilidade de organizar e estruturar as doações na forma de um guarda-roupa, que podem ser camisas, calças sociais, calças jeans, ternos, gravatas, cintos, sapatos, entre outros, para os homens; vestidos, calças, blusas, terninhos, bijuterias, sapatos, bolsas, prendedores de cabelo, por exemplo, para mulheres.

O Projeto “Vestindo Inclusão” tem fundamento no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da Resolução n.º 225/2016 que dispõe da Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário e a Resolução n.° 307/2019 que institui a Politica de Atenção a Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário, ambas do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

A iniciativa, coordenada pela juíza Mirella Freitas, considera que para alcançar a efetiva promoção da inclusão social, profissional e econômica do egresso no mercado de trabalho, necessário se faz colaborar e apoiar o desenvolvimento de habilidades interpessoais, favorecendo a construção de sua identidade profissional, elevando a autoestima, reduzindo barreiras estruturais e aumentando a autoconfiança no momento da entrada ou retorno ao mercado de trabalho profissional.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS