Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Redação Jurídica para Elaboração de Sentenças

Aulas on-line (síncronas) acontecem de 17 a 19 novembro, na plataforma EAD ESMAM

07/11/2023
Ascom ESMAM

Analistas Judiciários(as) de Direito e profissionais que atuam no assessoramento de juízes(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) podem se inscrever no curso de Redação Jurídica para Elaboração de Sentenças, na modalidade EAD. São 25 horas-aula, síncronas (ao vivo) e assíncronas, na plataforma de educação a distância da Escola Superior da Magistratura (EAD ESMAM). 

A capacitação será ofertada pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), de 20 de novembro a 1º de dezembro. As inscrições estão abertas de 6 a 10 de novembro, no sistema acadêmico Tutor.

De acordo com o conteúdo programático, a ambientação na plataforma EAD-ESMAM acontece no período de 17 a 19 de novembro, das 13h às 16h. Os módulos específicos sobre a temática do curso estarão disponíveis de 20 de novembro a 1º de dezembro

INSCREVA-SE AQUI - 30 vagas

O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências textuais relacionadas ao texto jurídico por meio de técnicas de linguagem simples capazes de aprimorar a comunicação e torná-la mais eficaz.

O curso abrange uma variedade de detalhes e habilidades essenciais para a redação de decisões judiciais, destacando a importância da redação de sentenças de forma concisa, clara, precisa e objetiva, evitando redundâncias e informações irrelevantes.

Serão aprofundados os conhecimentos relativos à estrutura e estética textual, lógica e organização do texto, linguagem simples, além da aplicação de normas gramaticais nas sentenças judiciais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Apresentação do curso e da teoria: Taxonomia do texto.
  • Estética do texto (logomarca, layout de página, espaçamento, negrito, grifo, itálico, tamanho de fonte, cor da fonte).
  • Estrutura do texto de sentença (citação, citação jurídica, redação da lei, enumeração de parágrafos e títulos).
  • Padronização do texto de sentença (números, datas, abreviaturas, siglas, acrônimos, símbolos).
  • Estrutura lógica da sentença. Ordem de prejudicialidade das matérias.
  • Planejamento e organização de textos jurídicos.
  • Técnicas de linguagem simples em texto de sentença.
  • Instrumentos de TI na linguagem simplificada.
  • Uso do Tesauro.
  • Linguagem visual. Análise e elaboração de sentença completa.

SOBRE A FORMADORA

Participa como tutora e formadora, a professora Olívia Rocha Freitas, doutora e mestra em Estudos da Linguagem, bacharel em Direito, graduada em Letras, professora do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP - Brasília), nas disciplinas de Linguagem Jurídica I e II, Leitura e Produção de Textos. Professora da OAB/ESA/DF (Redação Jurídica e Português Aplicado ao Direito), OAB/ESA/Nacional (Redação Jurídica). Coordenadora dos grupos de pesquisa Democratização da Linguagem e Acesso à Justiça (Defensoria Pública do Distrito Federal) e Argumentação Jurídica e Oratória (CNPq). 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @esmam_tjma

Facebook: @esmam.tjma

Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS