Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Versão online da revista científica da ESMAM está disponível

Publicação apresenta o dossiê temático "Violência de gênero: estudos sobre a realidade brasileira e implicações do sistema de justiça

17/02/2021
Irma Helenn Cabral

Já está disponível para consulta e pesquisas a primeira edição da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade, lançada pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). A atual edição do periódico científico pode ser acessada na versão digital com o dossiê temático “Violência de gênero: estudos sobre a realidade brasileira e implicações do sistema de justiça”. O acesso é gratuito, pelo endereço https://justicaesociedade.tjma.jus.br.

Participam dessa edição, profissionais das diversas áreas, docentes e pesquisadores (as), com oito produções técnicas e/ou científicas, abordando questões sobre homotransfobia, maternidade e infância no cárcere, patriarcado e divisão sexual do trabalho, pink taxes ou preços sexistas, prisão domiciliar e o exercício da maternidade, reeducação e reabilitação dos homens autores de violência doméstica, dentre outros relacionados ao tema proposto.

A publicação semestral está vinculada aos cursos stricto sensu realizados no âmbito da Escola da Magistratura do TJMA, observando, também, requisitos de normalização e qualificação de autores e autoras para participação nos ciclos avaliativos realizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para obtenção de estrato indicativo QUALIS.

Junto ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), a escola está pleiteando a inclusão do periódico na Plataforma Index Law Journals.

Ao lançar a revista, nesta quarta-feira (17), durante sessão plenária administrativa do TJMA, o desembargador Froz Sobrinho, diretor da ESMAM, disse que a pesquisa e a comunicação científicas têm congruências e são complementares aos processos formativos. “A publicação ora lançada trata de um tema que marca profundamente a nossa sociedade, com consequências por vezes trágicas, e que, com efeito, comparecem nos contextos do judiciário: a violência de gênero”, enfatizou.

O juiz Douglas de Melo Martins, editor gerente da publicação, destacou que o dossiê é um primeiro passo sintonizado com a ideia de pluralidade de saberes. “Pretendemos dar continuidade a essa iniciativa, abordando questões igualmente essenciais e criando condições para que autores e autoras, tanto do Judiciário do nosso estado, quanto das diversas instituições e territórios com os quais dialogamos (até mesmo, para além do Brasil), possam submeter seus artigos científicos e disponibilizá-los à comunidade”, planeja.

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS