Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Circuito dos Juizados Especiais movimenta Viva Maiobão

06/06/2024
Michael Mesquita

O Poder Judiciário do Maranhão segue a todo vapor cumprindo agenda da Semana Nacional dos Juizados Especiais, evento recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça e colocado em prática no Maranhão através do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. Depois dos juizados da UEMA e da UFMA, o palco dos atendimentos foi a praça do Viva Maiobão, em Paço do Lumiar, em frente ao fórum, nesta quinta-feira (6).

Na tenda, os atendimentos visando, principalmente, à resolução de litígios, os servidores auxiliaram pessoas que possuem processo ou não na Justiça. De imediato, as que possuíam pendências contra as empresas Equatorial, BRK Ambiental, Bradesco e CAEMA, tiveram suas demandas relatadas aos prepostos. A juíza Lewman de Moura observou os trabalhos da equipe, haja vista que, simultaneamente, audiências ocorriam nas dependências do fórum.

O Sr. João Pereira, ao passar pela praça, resolveu se informar sobre algo que estava tirando sua tranquilidade. Segundo ele, uma loja de eletrodomésticos negativou indevidamente seu nome, em uma dívida que beirava os 50 mil reais. “Nunca fui nem de comprar fiado. Tenho certeza de que alguém utilizou meus documentos e fez isso. Estou aqui pra saber se tem como resolver no diálogo ou se terei que entrar na Justiça”, declarou. Por outro lado, Luís, que tem processo junto à Equatorial, sentou com os prepostos da concessionária, mas não chegaram a um acordo.

A IMPORTÂNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS

A Semana dos Juizados Especiais, que ocorre de 3 a 7 de junho, tem por objetivo, além de estabelecer o diálogo entre grandes demandados e a sociedade civil, a função de voltar os olhos da sociedade para o trabalho desenvolvido pelos juizados especiais. Para encorpar ainda mais a semana, além da equipe da coordenação dos juizados e do ônibus da Conciliação Itinerante, do TJMA, foi enviado comunicado aos juízes das unidades no sentido de colocarem na pauta o maior número possível de ações que pudessem ser resolvidas no período.

AGENDA

A programação conta com audiências de conciliação com as principais requisições dos juizados especiais e audiências de conciliação em demandas pré-processuais sobre divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade e negociação de dívidas.
As ações práticas da Semana dos Juizados Especiais se encerram nesta sexta-feira, em São José de Ribamar.

O Poder Judiciário convida a comunidade a resolver seus conflitos, tendo processo ou não, e conhecer o trabalho desenvolvido pelos juizados.

Álbum de fotos: 

https://flic.kr/s/aHBqjBtWpJ


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS