Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ-MA finaliza semana de correições e visitas técnicas em sete comarcas

Duas funcionalidades foram acrescentadas para melhorar a gestão dos processos e reduzir a taxa de congestionamento da demanda

10/05/2024
Helena Barbosa

O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, José Luís Almeida, encerrou, nesta sexta-feira, 10, a primeira etapa de visitas técnicas para conhecer de perto a realidade das comarcas do interior do Estado e alinhar ações de apoio e orientação às unidades judiciais.

Dando continuidade às visitas iniciadas na segunda-feira, 6, o corregedor e equipe visitaram as comarcas de Governador Eugênio Barros e Tuntum, em 9 de maio, e, por último, Vitória do Mearim, 10. No início da semana, foram visitadas as comarcas de Santa Rita, Anajatuba, Itapecuru-Mirim e  Vargem Grande.

Em Vitória do Mearim, o corregedor participou do ato de encerramento da semana de correições realizadas no período de 6 a 10 de maio, nas comarcas de Anajatuba, Arari, Cantanhede e Vitória do Mearim, pela juíza auxiliar da Corregedoria, Lavínia Macedo Coelho.

Nessa comarca, o corregedor manifestou uma mensagem de apoio e incentivo ao trabalho das equipes da secretaria judicial e gabinete, no sentido de unir esforços para superar as adversidades e alcançar a melhoria dos serviços judiciários.

Juíza Lavínia Coelho preside correições no interior do estado.

PRODUTIVIDADE

Um dos assuntos discutidos nas reuniões com as equipes de trabalho foi a produtividade das unidades judiciais no cumprimento das metas de desempenho estabelecidas pelo Judiciário nacional e pela Corregedoria.

A 1ª Vara de Tuntum e Vara Única de Governador Eugênio Barros, alcançaram  índices de  cumprimento das metas 1 (106,81% e 97,53%) e 2 (122,03% e 105,71%), respectivamente, segundo dados do sistema Termojuris, de acompanhamento das estatísticas de produtividade na Justiça de Primeiro Grau.

Nas reuniões com juízes e juízas, servidores e servidoras, o corregedor informou sobre as prioridades de sua gestão, com foco no julgamento das ações penais e a realização de sessões do Tribunal do Júri, para contribuir no combate à criminalidade e à violência nas cidades.

Corregedor geral da Justiça,  José Luís Almeida e juízes de Eugênio Barros, Moisés de Sá Costa e...

Juiz Raniel Barbosa Nunes, da Comarca de Tuntum.

METAS

“Eu quero prioridade nos processos crimes, sobretudo aqueles mais graves, os mais antigos. E fazer júri, fazer tudo o que for possível de júri. Não só porque impactam nos nossos números, mas porque o Judiciário precisa dar uma resposta para a sociedade”, declarou o corregedor.

O juiz Moisés Souza de Sá Costa, titular da Vara Única de Governador Eugênio Barros, participou da visita e reforçou a importância do empenho dos servidores no alcance das metas de produtividade estabelecidas pelo Judiciário nacional e pela Corregedoria, pela primeira vez na comarca.

“A resposta que a gente quer dar é justamente essa: é produtividade. Fazer o que tiver ao nosso alcance, pegando esse acervo de criminal, de improbidade, os processos muito antigos... Nós temos uma lista permanente de processos mais antigos da comarca, e esses processos têm que estar andando”, disse o juiz.

Visita à Comarca de Itapecuru-Mirim.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS