Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário realiza visita técnica ao Presídio Feminino de São Luís

16/04/2024
Letícia Araújo

Na manhã da última segunda-feira, 15, representantes da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM) e Unidade de Monitoramento Carcerário (UMF/TJMA), realizaram visita técnica à Unidade Prisional Feminina de São Luís (UPFEM), a fim de acompanhar as ações de trabalho que vêm sendo desenvolvidas na unidade. 

Durante a visita, foram apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelas internas nas áreas de alimentação, malharia, digitalização e artesanato da cultura maranhense. Os presentes também conheceram o laboratório do Ensino à Distância (EAD), o berçário e setores da saúde. 

A programação também contou com um café da manhã preparado pelas internas que trabalham na padaria, produzindo alimentos que contribuem para a qualificação prisional e com a economia do Estado.

A servidora do Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR), do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Antonilda Oliveira recitou um cordel de sua autoria, destacando a importância de um modelo de gestão mais humanizado, voltado para a política prisional, foco na pessoa privada de liberdade, garantindo novas oportunidades. 

“É por meio da conversa, do humano com humano, que vai se fortalecendo a cada dia um novo plano. Um plano de integração, de justiça social, Vestindo Inclusão e um futuro sem igual. No ODS 16, assim nos apoiamos, com firmeza e fervor, buscando uma Justiça De Todos, demonstrando seu valor”, um dos trechos do cordel faz alusão a dois projetos da Corregedoria implementados durante a gestão do corregedor-geral da Justiça, o desembargador Froz Sobrinho, comprometidos com uma Justiça à serviço do povo, capazes de garantir de dignidade aos cidadãos.

Estiveram presentes, o juiz Douglas de Melo Martins , coordenador da UMF; a juíza Mirella Cezar Freitas, coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa; o Secretário de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Murilo Andrade de Oliveira; o Secretário Adjunto de Modernização e Articulação Institucional da SEAP, Bruno Luiz Teixeira; a servidora Liliane Mendes Lima, da Coordenação Administrativa da ESMAM; a servidora Rayane de Sousa Lira, da Divisão de Projetos e Desenvolvimento Institucional da ESMAM;e os servidores da CGJ, Patricia Marques, Ariston Apoliano, Tereza Fonseca, Gerson Lelis e Cila Brandão.

 

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS