Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário de Itapecuru-Mirim realiza 1ª Reunião do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional

12/04/2024
Letícia Araújo

Na manhã da última quinta-feira, 11, foi realizada, no município de Itapecuru-Mirim, a 1ª Reunião do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional, com o objetivo de discutir medidas socioeducativas voltadas para o público jovem que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

Esse foi o primeiro encontro realizado pela equipe multiprofissional que ocorre fora da capital do Estado. Durante o encontro foram discutidos caminhos para tornar as ações de cumprimento de medidas socioeducativas ainda mais efetivas. Uma das discussões abordou a implementação do regime aberto, por meio da prestação de serviços e da liberdade assistida que, para isso, faz-se necessária a consolidação de parcerias para garantir a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Outro fator apresentado durante a reunião foi a importância de promover o acesso desse público a cursos de capacitação, bem como no Programa Trabalho Jovem, do governo do Estado. A iniciativa de fomento a cultura também foi considerada fundamental pelos para o acompanhamento das medidas socioeducativas, dessa forma, a criação de programas de leitura e oficinas de representação teatral de obras clássicas da literatura nacional e universal, mediante concurso entre os alunos das escolas da rede pública foi uma sugestão valorizada entre os presentes no encontro.

O juiz Celso Serafim Júnior coordenou o encontro

Estiveram presentes, o juiz titular da 3ª  Vara de Itapecuru Mirim, Celso Serafim Júnior;  o Coordenador da Aprendizagem Profissional da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Maranhão (SRT/MA), Timóteo Gomes Cantanhede; a Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Sorimar Sabóia Amorim; a Chefe da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (SETRES), Joelene Maria Pereira de Araújo; a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-MA, Alessandra Brito; a chefe da Divisão do Sistema Socioeducativo da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA), Ana Letícia Barbosa Lima; e a Superintentendente da Secretaria Municipal de Assistência Social, Soraya Mendes Corrêa Garcez.



Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS