O juiz de Relações Institucionais da Presidência, Douglas da Guia, a diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Palácio e a coordenadora do Núcleo de Governança Fundiária, juíza Ariana Saraiva, participaram na manhã desta quinta-feira (25/7), no Gabinete da Presidência, de reunião com o presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, Émerson Macedo Galvão e com o diretor executivo da consultoria R.Torsiano e especialista em governança e administração de terras, Richard Torsiano.
Na reunião, Richard Torsiano apresentou a plataforma Terra Analytics, para respaldar a governança fundiária responsável da Terra, que consegue gerar análises e diagnósticos precisos sobre os imóveis rurais, situação dos imóveis, uso e ocupação, desmatamento, entre outras análises. É uma plataforma de análises sobre todas as propriedades e imóveis rurais do estado e do país, permitindo o conhecimento de informações territoriais e socioambientais diárias de áreas em litígio ou que estejam em disputas judiciais nos processos. A plataforma faz uma leitura e um mapeamento de todas as bases de dados dos órgãos públicos.
“A reunião é para que avancemos numa proposta de estruturação de um ecossistema no Estado do Maranhão, que induza cada vez mais na construção de uma governança fundiária mais responsável e transparente para o Estado, e o Tribunal de Justiça do Maranhão tem sido um ator muito importante no país, não só nas discussões, mas em ações e iniciativas concretas na linha da estruturação de uma governança responsável da Terra”, comentou.
Para a juíza Ariana Saraiva, a reunião trouxe para o Tribunal de Justiça conhecimento da plataforma Terra Analytics, onde Richard Torsiano, que é especialista na área de regularização fundiária no Brasil, tem buscado para integrar todos os sistemas nacionais a respeito da propriedade. “Traz para nós magistrados(as), dentro dos processos que porventura exista discussão ou conflito no que diz respeito à propriedade, buscar essas informações em um único sistema, em uma única plataforma”, concluiu a coordenadora do Núcleo de Governança Fundiária.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026