Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Em Imperatriz, presidente do TJMA se reúne com defensor-geral e juízes de Estreito

Reuniões buscaram discutir melhorias para os serviços da Justiça na região

Publicado em 10 de Jul de 2024, 7h59. Atualizado em 10 de Jul de 2024, 10h12
Por Ascom/TJMA

Cumprindo agenda institucional na região tocantina, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, reuniu-se nesta terça-feira (9/7), no fórum da comarca de Imperatriz, com o defensor público geral do Maranhão, Gabriel Furtado, e o  coordenador do núcleo da Defensoria Pública de Imperatriz, Adriano Oliveira da Silva, para tratar e alinhar pautas voltadas à melhoria dos serviços judiciários na região.

Na mesma data, o desembargador reuniu-se com os juízes Bruno Miranda e Carlos Sousa, da comarca de Estreito, para tratar sobre providências voltadas à adequação da sede do fórum judicial da comarca, que atualmente funciona em prédio provisório em razão da interdição do fórum próprio.

A reunião com o defensor público geral objetivou alinhamento sobre o compartilhamento da estrutura do atual fórum da comarca de Imperatriz com a Defensoria Pública, quando da mudança para a nova sede que está em construção, a fim de otimizar o atendimento da Defensoria na região. 

O desembargador informou que a intenção é utilizar a estrutura antiga com outras instituições para atendimentos à população, levando os serviços administrativos e outros atendimentos à sociedade para a nova sede. “Essa ideia de divisão com as instituições é fantástica, porque não é interessante deixar um prédio semi utilizado gerando custos”, 

O desembargador e o defensor geral também discutiram sobre compartilhamento das salas dos Pontos de Inclusão Digital, que funcionam para garantir acesso à justiça em povoados e municípios que não possuem fórum judicial; sobre a Resolução do TJMA que transformou a 5ª Vara da Família da comarca de Imperatriz em 2ª Vara Especial da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e alterou competências da Vara Especial da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da comarca de Imperatriz, entre outros.

FÓRUM DE ESTREITO

Na reunião com os os juízes Bruno Miranda e Carlos Sousa, da comarca de Estreito, os magistrados relataram a situação do fórum da comarca, interditado em 2020 por problemas estruturais. Funcionando em uma sede provisória desde 2022, os juízes ressaltaram a falta de acessibilidade e problemas na infraestrutura do prédio, solicitando providências para transferência dos serviços para novo local até a reforma do fórum.

O diretor de Engenharia do TJMA, Maycon Murilo, informou que já foi realizada uma avaliação técnica da estrutura do Fórum de Estreito e identificada a solução, que será realizada com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025. 

O desembargador Froz Sobrinho solicitou providências para garantir a acomodação adequada da comarca até a conclusão dos serviços. 

A reunião contou ainda com a participação do diretor Administrativo do TJMA, Rodrigo Valente; do gerente do Consórcio Estreito Energia (CESTE), João Reseck, e do advogado Reinaldo Andrade. 

ÁLBUM COMPLETO DO FOTÓGRAFO RIBAMAR PINHEIRO

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS