Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Juizado de Violência contra a mulher lança campanha 'Grupo Reflexivo' em São José de Ribamar

04/09/2023
Letícia Araújo

Na manhã da última quarta-feira, 29, o Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher realizou o lançamento da campanha “Grupo Reflexivo: Conscientizar para Proteger”, no Fórum Desembargador Lauro Berredo, em São José de Ribamar. A iniciativa ocorre em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER/TJMA), a 2ª Promotoria Cível, a 4ª e a 7ª Defensorias Públicas do Núcleo Regional de São José de Ribamar, além da prefeitura do município.

Durante o evento de lançamento, a juíza titular do Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Gisele Ribeiro Rondon, compôs a mesa de abertura e, responsável pela implementação do projeto no município, esclareceu pontos fundamentais para a compreensão da iniciativa durante o evento. A juíza apresentou dados que representam a importância da criação de métodos alternativos e inovadores capazes de dar efetividade à prestação jurisdicional.

Também participaram do momento, a juíza Josane Freitas Braga, representando o Presidente da CEMULHER/TJMA; o Promotor de Justiça Emmanuel José Peres Netto Guterres Soares; a Defensora Pública Cláudia Isabele Freitas Pereira Damous; e o representante da Prefeitura de São José de Ribamar, Alfredo Lima.

METODOLOGIA UTILIZADA

O projeto “Grupos Reflexivos- Conscientizar para projeto”, tem como objetivo gerar diálogos e problematizações entre homens que tenham praticado atos de violência contra  a mulher, visando uma conscientização e a reeducação comportamental.

Durante as reuniões, os grupos são conduzidos por meio de atividades como rodas de conversas, palestras, oficinas, além de iniciativas mais aplicadas como dinâmicas em grupo e produções artísticas e culturais.

TERMO DE COOPERAÇÃO

O projeto é possibilitado pela parceria e apoio entre vários órgãos, que marcaram presença no evento, reforçando, por meio de seus representantes, a importância da iniciativa e o empenho em ampliar a rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica.

Momento de assinatura do termo de compromisso firmado entre o Juizado e órgãos parceiros

No final do evento, foi assinado o Termo de Compromisso firmado entre a CEMULHER/TJMA, o Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Termo Judiciário de São José de Ribamar, a 2ª Promotoria Cível de São José de Ribamar, a 4ª e a 7ª Defensorias Públicas do Núcleo Regional de São José de Ribamar e a Prefeitura de São José de Ribamar.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS