Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Juiz Douglas Martins participa de formação de defensores em Coroatá e Chapadinha

02/08/2023
Juliana Mendes

Nessa segunda-feira (31/7), o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, participou de etapa formativa dos novos defensores públicos do estado do Maranhão nas comarcas de Chapadinha e Coroatá, promovida pela Escola Superior da Defensoria Pública.

A etapa da formação consistiu em visita à Cooperativa de Reciclagem de Coroatá (COOPMAR) e ao lixão de Chapadinha, para apresentar as duas realidades de destinação de resíduos sólidos e condições de trabalho das pessoas.

Na oportunidade, enquanto formador, o juiz Douglas Martins compartilhou sua experiência jurídica na defesa do meio ambiente e na garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social, ressaltando a importância da atuação dos defensores públicos na inclusão dos catadores, fomento e apoio às cooperativas de reciclagem.

O juiz Douglas Martins ressaltou que a Cooperativa de Coroatá é atualmente a que tem melhor estrutura no Maranhão. “Aqui é o local onde muitas pessoas em condições precárias encontram forma de sobreviver, então um dos grandes desafios do Brasil ambiental e socialmente falando é encerrar os lixões, mas dando oportunidade de sobrevivência digna aos catadores”, pontuou.

A presidente da Cooperativa de Coroatá, Marilene Vieira,  informou que a COOPMAR tem 20 funcionários efetivos, que recebem salários e fazem o mesmo trabalho que faziam nos lixões, mas de forma digna e respeitosa, em local adequado, resultando em  137 famílias atendidas pela cooperativa, e 90% dos empresários da cidade são parceiros e fazem doação de material reciclável. “Para nós é um momento ímpar, as autoridades e defensores conhecerem como a cooperativa foi criada, como foi a mobilização, quantas famílias foram retiradas dos lixões, quantos catadores são atendidos, o grau de produção, documentação, para servir de exemplo a todo o Maranhão, pois hoje temos o título da melhor cooperativa do Maranhão e uma das melhores do Brasil, hoje temos 82 toneladas de material para ser despachado nesta semana”, observou.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS