Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário inaugura ponto de inclusão digital na aldeia São José

A iniciativa garante mais cidadania e aproxima os povos indígenas da etnia Krikati dos serviços da Justiça

05/06/2023
Letícia Araújo

Na última semana, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) realizou uma série de ações voltadas aos povos indígenas de territórios próximos ao município de Montes Altos. A população foi beneficiada com iniciativas como o mutirão de registro, no qual foram expedidas certidões de nascimento, RG, entre outras documentações. Além disso, foi realizado o primeiro casamento comunitário indígena do Maranhão e foi instalado um ponto de inclusão digital dentro da comunidade.

O projeto especial “Justiça de Todos” avançou na promoção da cidadania e do acesso à Justiça, dessa vez em benefício dos povos indígenas da Aldeia São José, onde residem os povos da etnia Krikati. A inauguração do ponto de inclusão digital dentro da própria comunidade ocorreu na tarde da última sexta-feira (2). Com a iniciativa, os povos Krikati poderão acessar o balcão de serviços da justiça para solucionar suas demandas de maneira virtual.

Durante o evento de inauguração, o desembargador Fróz Sobrinho, corregedor-geral da justiça, esteve presente, definiu a ação como um avanço positivo e expressou a expectativa do judiciário maranhense em seguir ampliando essa iniciativa para outras aldeias. “É uma oportunidade de acesso à justiça, mesmo que seja de forma virtual, que vai ser ampliada para outras aldeias da região”, declarou o corregedor.

Corregedor realiza chamada de vídeo diretamente do ponto de inclusão digital inaugurado em benefício da comunidade indígena

 

“A comunidade indígena realmente precisava dessas iniciativas”, foi dessa forma que a juíza Myllene Sandra Cavalcante iniciou sua declaração sobre o impacto positivo do evento. O juiz Marco Adriano complementou a fala da magistrada, ressaltando o apagamento histórico dos povos indígenas e a iniciativa como uma aliada para a mudança desse cenário. “O tribunal de justiça e suas estruturas administrativas, como o Comitê de Diversidade e a Corregedoria deram o acolhimento adequado às demandas que foram apresentadas”, disse.

O cacique João Nonani Krikati demonstrou agradecimento pelas ações realizadas e declarou que a comunidade está de braços abertos para posteriores iniciativas colaborativas com a população indígena. “Muito obrigado a todos e a todas que fizeram parte dessa história com o povo Krikati”, comentou.

Quem também esteve presente, agradecendo a iniciativa e destacando a importância do “Justiça de Todos” para uma prestação jurisdicional mais próxima e acessível foi o desembargador Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e o desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, presidente do Núcleo de Sustentabilidade do TJMA.

Além deles, também estiveram presentes Edilena Krikati, coordenadora Regional da Funai no Maranhão; e Domingos Pinheiro Cirqueira, prefeito de Montes Altos, município parceiro do “Justiça de Todos”.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS