Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário de Lago da Pedra premia vencedores da V Copa de Xadrez

V Copa de Xadrez da Região dos Lagos

05/06/2023
ASSCOM CGJMA

Estudantes participaram da cerimônia de entrega da premiação da “V Copa de Xadrez da Região dos Lagos", realizada entre escolas públicas estaduais e municipais, pela 1ª Vara de Lago da Pedra, em parceria com os Municípios de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago do Rodrigues e Lagoa Grande do Maranhão.

Foram classificados os estudantes do 4º ao 5º ano do ensino fundamental (Anna Paula Pessoa (1º) e Ruan Carlos Silva (2º); do 6º ao 7º ano, Michael de Sousa Araújo (1º) e Ruan Carlos Silva (2º); do 8º ao 9º ano, Jonas da Silva Neto (1º) e Yasmin Silva Paixão (2º); e ensino médio - Francisco Wilson Barbosa (1ª). Na categoria avulsa, foram classificados Paulo Vitor Caetano (1º), Mikeas de Carvalho (2º) e Paulo Gustavo Paiva (3º).

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 31 de maio, às 11 horas, pelo juiz Marcelo Santana Farias, titular da 1ª Vara de Lago da Pedra e idealizador do campeonato, no salão do Tribunal do Júri do Fórum de Lago da Pedra, com a presença dos estudantes e familiares e representantes das escolas.

RACIOCÍNIO LÓGICO, CONCENTRAÇÃO, MEMÓRIA E PENSAMENTO ABSTRATO

A Copa é realizada anualmente, com o objetivo desenvolver o raciocínio lógico, a concentração, memória e pensamento abstrato e estimular a prática do jogo de xadrez entre os estudantes dos municípios envolvidos no projeto, por meio da prática do xadrez como modalidade de esporte mental.

O campeonato teve seis categorias de classificação:  4º e 5º ano do ensino fundamental; 6º e 7º ano do ensino fundamental; 8º e 9º ano do ensino fundamental; 1º ao 3º ano do ensino médio; avulsos e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pessoas com Deficiência.

As etapas foram iniciadas em fevereiro deste ano, com o treinamento prévio nas escolas. Foram realizadas oficinas de xadrez durante o mês de março, às quartas-feiras, no Salão do Júri, para preparar os concorrentes, seguidas das disputas entre estudantes da mesma escola e entre escolas de outros municípios. A final ocorreu no dia 31 de maio.

A 1ª Vara de Lago da Pedra utiliza recursos arrecadados com o pagamento das penas em dinheiro para a compra dos tabuleiros de xadrez distribuídos entre as escolas dos municípios participantes, com base na Resolução n.º 154/2012, do Conselho Nacional de Justiça e no Provimento n.º 10/2012, da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Maranhão.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS