Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Primeira Vara de Lago da Pedra lança regulamento da Copa de Xadrez

DESENVOLVIMENTO DE RACIOCÍCIO, CONCENTRAÇÃO, CRIATIVIDADE E PENSAMENTO ABSTRATO

12/03/2024
Helena Barbosa

A 1ª Vara da Comarca de Lago da Pedra, em parceria com os Municípios de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago do Rodrigues e Lagoa Grande do Maranhão, promove a VI Copa de Xadrez da Região dos Lagos, entre escolas dos municípios.

O campeonato tem por objetivo desenvolver o raciocínio, concentração, criatividade e pensamento abstrato e estimular a prática do jogo de xadrez entre os estudantes e demais residentes dos Municípios

O projeto é viabilizado com recursos pagos pelas partes processuais em transações penais, para a compra dos tabuleiros de xadrez distribuídos entre as escolas dos municípios participantes, com base na Resolução n.º 154, de julho de 2012, do Conselho Nacional de Justiça e no Provimento n.º 10, de 30 de novembro de 2012, da Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão.

CATEGORIAS

O juiz Marcelo Santana Farias, titular da 1ª Vara, publicou o REGULAMENTO-1VLP – 1/2024, com as regras da Copa de Xadrez, nesta quarta-feira, 12 de março.

Conforme o regulamento, os participantes concorrerão nas categorias: 4º e 5º; 6º e 7º e 8º e 9º ano do ensino fundamental; 1º a 3º ano do ensino médio; “Avulsos/EJA” e Pessoas com Deficiência (PCD).

Na categoria “jogadores avulsos” será permitida a inscrição de qualquer pessoa residente em um dos quatro municípios participantes, ainda que não matriculado no sistema de ensino local e independentemente da idade ou profissão.

INSCRIÇÕES

As inscrições dos estudantes para o campeonato nas escolas serão feitas nas próprias escolas. Não há limite para a quantidade de participantes.

Até cinco dias após o fim do prazo de inscrição, as escolas deverão enviar, por meio de correio eletrônico (e- mail vara1_lped@tjma.jus.br ou da distribuição do Fórum) à 1ª Vara a relação dos alunos participantes, registrando o nome completo, idade, série e escola em que está matriculado, além do número total de inscritos.

Os jogadores avulsos deverão se inscrever pelo correio eletrônico (vara1_lped@tjma.jus.br)  ou pela distribuição deste Fórum, juntando cópia de identidade e comprovante de residência.

ETAPAS

A primeira etapa é de treinamento dos alunos das escolas participantes (8 de março a 19 de abril);  seguida da Copa Intermunicipal da Região dos Lagos (4 de junho, às 9 horas, no Salão do Tribunal do Júri) e das inscrições para os campeonatos escolares (22 de abril a 3 de maio) e, após, a realização do Campeonato Escolar (6 a 10 de maio), em cada escola.

Cada município deverá fornecer à 1ª vara da Comarca de Lago da Pedra, até o dia 22 de maio, a lista com os nomes dos alunos vencedores, nas disputas escolares e interescolares. A cerimônia de premiação dos vencedores ocorrerá no dia 4 de junho de 2024, às 11 horas, no Salão do Júri do Fórum.

O regulamento informa ainda que as oficinas de xadrez ocorrerão todas as quartas-feiras, durante o mês de abril, a partir das 9h, exceto em feriados, ou quando  houver sessão ou outro evento no Salão do Júri.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS