Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedor Froz Sobrinho recebe título de Cidadão de Grajaú

CÂMARA MUNICIPAL APROVA DOAÇÃO DE TERRENO PARA O FÓRUM

17/05/2023
ASSCOM CGJMA

A câmara de vereadores da cidade de Grajaú concedeu, em sessão solene na manhã de terça-feira, 16, o título de “Cidadão Grajauense”, ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho.

A proposta da homenagem, aprovada por unanimidade pelos vereadores, foi apresentada pela vereadora Elany Santos Silva, presidente da Câmara Municipal, que entregou o título ao desembargador e fez a saudação ao homenageado.

Participaram da solenidade o prefeito municipal, Mercial Arruda; o vice-prefeito José Lima; os juízes e juízas Nuza Oliveira Lima (1ª Vara), diretora do Fórum de Grajaú; Alexandre Magno (1ª Vara); Ticiany G. Maciel Palácio (auxiliar da Corregedoria); Ana Beatriz Maia (Comarca de Imperatriz), advogada Sueli Lopes (OAB/Grajaú) e a advogada Edmée Capovilla, esposa do desembargador.

A presidente da Câmara abriu a sessão solene e discursou enaltecendo o homenageado. Na abertura da solenidade, a indígena Rayanne Guajajaras entoou o hino Tupi-Guarani e presenteou o desembargador com um cocar confeccionado pelas artesãs guajajaras da região. “Tem um significado de luta e trajetória dos povos indígenas, disse.

DOAÇÃO DE TERRENO PARA O FÓRUM

Durante a solenidade, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 4325/2023, com a proposta de doação de terreno do Município de Grajaú para o Tribunal de Justiça, na BR 226, com 11.135,53m2 de área, na Avenida Antonio Borges, próximo ao bairro Trizidela, para a construção do novo fórum da comarca. Em seguida, o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, assinou o termo de doação do imóvel.

Da tribuna, o corregedor agradeceu ao prefeito municipal a doação do terreno para construção do novo fórum, que terá sua estrutura ampliada para abrigar a 3ª Vara da Comarca, e será edificado de maneira sustentável e ecologicamente correta.

“O nosso fórum tem que ser um empreendimento sustentável e esse vai ser o padrão que vamos empreender na construção de novos fóruns”, disse.

"O novo Fórum de Grajaú, além de possibilitar a melhor acomodação dos servidores e jurisdicionados, estes totalizando o número de pouco mais de 100 mil habitantes, proporcionará a instalação da 3ª Vara, que, embora criada, ainda não foi instalada, exatamente em razão da carência de espaço físico, problema que será sanado a partir da construção do novo Fórum", disse a juíza da comarca.

O desembargador falou da importância das ações que vem sendo desenvolvidas pela Corregedoria do Poder Judiciário para aproximar os serviços judiciários das pessoas que moram em regiões remotas do Estado, a exemplo da população indígena.

Dentre essas ações, destacou a instalação de salas de acesso ao fórum pela internet, os mutirões de ações sociais, de registro civil e cidadania, voltados para as pessoas mais necessitadas.

MUTIRÃO INDÍGENA

De acordo com a programação da CGJ-MA no dia 30, 31 de maio e 1º de junho, será realizado um mutirão de atendimento aos indígenas, com registro civil, Carteira de Identidade, serviços eleitorais e atendimento de demandas judiciais, no Fórum de Montes Altos. No dia 1º de junho, às 15h, será instalada a sala de acesso aos serviços judiciários do Programa “Justiça de Todos” na comunidade Krikati e no dia 2 de junho, às 16h, Casamento Comunitário Krikati, na aldeia São José.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS