Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Virtualização de processos avança em Pinheiro e Grajáu

SISTEMA PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO - PJE

16/03/2023
Helena Barbosa

O projeto de virtualização de processos nas comarcas do Maranhão avançou em mais duas unidades judiciais, com a conclusão da migração processual do ambiente físico para o eletrônico na 1ª. Vara de Grajaú e na 2ª. Vara de Pinheiro.

Os juízes dessas unidades comunicaram aos usuários e profissionais do sistema de Justiça a conclusão dos trabalhos de digitalização e migração dos autos que tramitavam em papel para o sistema Processual Judicial Eletrônico (PJe).

Conforme os dados do sistema de estatística Termojuris, da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, 2.965 processos (2.199 cíveis e 766 criminais) foram virtualizados na 1ª. Vara de Grajaú e mais 2.304 (1.872 cíveis e 432 criminais), na 2ª. Vara de Pinheiro.

Em Grajaú, restam apenas 16 processos da 2ª. Vara a serem virtualizados na comarca e em Pinheiro, 54 da 3ª Vara e 141 do Juizado Cível e Criminal, para as comarcas alcançarem a taxa de 100% dos processos virtualizados.

Gráficos do sistema Termojúri mostram a evolução da virtualização processual na 1ª.  Vara de Grajaú e na 2ª. Vara de Pinheiro.

RAPIDEZ, TRANSPARÊNCIA E MODERNIDADE

O trabalho de limpeza e digitalização dos documentos dos autos e autuação no sistema eletrônico foi realizado pelos servidores e servidores das unidades judiciais, com a supervisão dos juízes Alexandre Nascimento de Andrade (1ª. Vara de Grajáu) e Lúcio Fernandes Soares (2ª. Vara de Pinheiro).

O juiz Alexandre Andrade enfatizou o desafio enfrentado pela equipe da vara e o trabalho da secretária judicial Luiza Neres Fernandes, com o apoio dos servidores. “Foi um trabalho excepcional da secretaria judicial e uma vitória bastante significativa para todos nós, em sanar as dificuldades e cumprir as determinações da Corregedoria”, declarou.

Em Pinheiro, a virtualização contou com o apoio dos servidores e servidoras da vara, e pelo secretário judicial Evandro Ribeiro Ferreira.

Com a virtualização, os processos adquirem maior rapidez, transparência e modernidade em sua tramitação e podem ser acessados e movimentados pelas partes à distância, que podem praticar atos pela internet, e participar de audiências por videoconferência, sem necessitar se deslocar até o fórum para acessar os autos.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS