O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participou, nessa quinta-feira (21/8), do Encontro Nacional de Tribunais Usuários do PJe sobre Inteligência Artificial (EnIA-PJe), realizado em Brasília. O judiciário maranhense apresentou a robô Nirie, tecnologia com elevado grau de precisão para verificação de processos.
O coordenador do Sistema PJe no TJMA, juiz Rodrigo Terças, integrou o painel de palestrantes e moderadores do evento, que reuniu autoridades, especialistas e representantes de diversos tribunais brasileiros para discutir os avanços e as perspectivas do uso da inteligência artificial aplicada ao Processo Judicial Eletrônico.
Em sua exposição, o juiz destacou a importância da inovação tecnológica no aprimoramento da prestação jurisdicional, ressaltando os projetos em andamento no Judiciário maranhense que buscam otimizar fluxos processuais, ampliar a eficiência e garantir maior acessibilidade ao sistema de Justiça.
Terças apresentou uma das tecnologias adotadas pelo TJMA para otimizar a verificação de processos, o robô Nirie, que atua na análise de petições iniciais, detectando ausência de documentos obrigatórios e identificando indícios de litigância abusiva, contribuindo para o combate a práticas abusivas e para a preservação da integridade do sistema judicial.
“A inteligência artificial já é uma realidade no Poder Judiciário e seu uso responsável fortalece nossa missão de entregar justiça com mais celeridade e qualidade”, afirmou.
Também esteve presente ao evento o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, juiz auxiliar da Presidência e responsável pela área de Tecnologia da Informação do TJMA
O encontro contou com a participação de magistrados/as, servidores/as e especialistas em tecnologia, consolidando-se como um espaço estratégico para a troca de experiências e construção de soluções colaborativas para o futuro do PJe.
ROBÔ NIRIE
O robô Nirie entrou em funcionamento no dia 28 de outubro, demonstrando atender ao grau de precisão para verificação dos novos processos. O robô, de forma célere, consegue verificar 100% dos processos distribuídos no dia e etiquetá-los conforme programado, direcionando-os às tarefas para o qual foi programado.
O desenvolvedor pleno da nova tecnologia foi o programador Matheus Baldez, vinculado à Coordenadoria do PJe e à Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Ele desenvolveu o robô a partir dos fluxos processuais apresentados, de forma a atingir a finalidade pretendida.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023