O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Atenção à Pessoa Idosa (CAPJAPI) e da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), iniciou, nessa segunda-feira (25), o curso “Aprimoramento no Uso do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) para Gabinete e Secretaria”, voltado exclusivamente para o público 60+ do judiciário, que acontece de forma presencial até o dia 27 de agosto, na sede da ESMAM, em São Luís, sob a tutoria do professor Ricardo Dias Moreira.
A abertura contou com a presença do desembargador aposentado José Bernardo Rodrigues, (foto baixo, terno cinza), que ressaltou a relevância da iniciativa no fortalecimento das políticas inclusivas do Judiciário maranhense. “A proposta faz parte das ações do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa, que tem como objetivo fomentar políticas inclusivas, de modo a impulsionar o público 60+ na cultura organizacional, garantindo maior agilidade nos modelos de processos e eficiência nas demandas de trabalho”.
Coordenado pelo desembargador Jorge Rachid, o CAPJAPI tem atuado no incentivo à inclusão digital e ao fortalecimento da participação da pessoa idosa na rotina institucional do Judiciário.
O professor Ricardo Dias Moreira, (foto baixo, terno preto) enfatizou a relevância da formação para a valorização e autonomia dos(as) participantes. “O curso Aprimoramento no Sistema PJe, destinado a servidores e servidoras do TJMA com mais de 60 anos, representa um passo importante na promoção da inclusão digital e na valorização da experiência profissional das pessoas idosas no Judiciário. Ao proporcionar capacitação no uso do sistema eletrônico, o curso potencializa a autonomia e a eficiência na execução das atividades, ao mesmo tempo em que reconhece e integra o conhecimento acumulado desses profissionais. Essa iniciativa contribui diretamente para a produtividade institucional, garantindo que todos os colaboradores possam atuar de forma plena, independente da idade, e reforça o compromisso do TJMA com a equidade e a modernização”, destacou.
Durante a programação, os participantes são capacitados para o uso estratégico do PJe, com foco na automação de rotinas, organização processual e uso de filtros e painéis de produtividade, além da integração com outros sistemas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático do curso abrange desde as funcionalidades avançadas do PJe e a otimização das rotinas em gabinetes e secretarias até o uso de filtros, painéis de produtividade e relatórios estratégicos. Também inclui a automação de atividades, integrações com outros sistemas e análise de casos práticos, além de noções de procedimentos civil e penal e o estudo de resoluções do Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assegurando uma formação completa e aplicada à realidade do Judiciário maranhense.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800