Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís instala fraldário e banheiro familiar

07/10/2021
Valquíria Santana

Mães e pais que precisarem se deslocar ao Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), com filhos pequenos, já dispõem de espaço exclusivo para higiene das crianças e também amamentação. Nesta quinta-feira (07), começaram a funcionar no local um fraldário e um banheiro familiar, em área reservada que garante privacidade e conforto às usuárias e usuários. Além de atender o público externo, o espaço também é destinado às magistradas, funcionárias terceirizadas e servidoras lactantes.

Acompanhado das juízas Andréa Perlmutter Lago (diretora do Fórum) e Laysa de Jesus Paz Martins Mendes (diretora em exercício), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, ao cumprir sua agenda de visita institucional ao Fórum de São Luís nesta quinta-feira (07), conheceu o espaço onde funciona o fraldário e o banheiro familiar. Também acompanhou a visita o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Holídice Barros; e o coordenador administrativo do Fórum, Carlos Izoni de Carvalho.


A diretora Andréa Perlmutter Lago disse que com a instalação do fraldário e do banheiro familiar o Fórum de São Luís busca oferecer mais conforto e privacidade às mães, pais ou responsáveis que precisam se deslocar ao Fórum e levam crianças. “Em locais de grande circulação e concentração de pessoas, como os shopping centers, por exemplo, existem espaços específicos como esses”, disse. A magistrada afirmou que com essa iniciativa o órgão procura garantir a acessibilidade a todos, inclusive às mães que amamentam, mães e pais com filhos pequenos que não têm com quem deixá-los para ir ao Fórum.

O fraldário e o banheiro familiar funcionam na área interna do Fórum, próximo à entrada principal. Os dois espaços – um ao lado do outro – são exclusivos para crianças e seus acompanhantes (pais ou responsáveis). O banheiro foi criado para assegurar que os usuários possam ter um espaço mais confortável e com privacidade e é destinado a crianças de até 12 anos de idade, acompanhadas do responsável. Possui lavatórios e vasos sanitários específicos para as crianças, além de vasos e pias para adultos.

Já o fraldário possui bancadas com colchonetes para troca de fraldas; lavatório para a higienização dos bebês; poltrona para amamentação; recipiente exclusivo para descarte de desejos orgânicos e fraldas usadas; nichos com brinquedos; móbiles; e um forno micro-ondas para, no caso de necessidade de alimentar os filhos, os pais possam aquecer os alimentos. O ambiente é climatizado.

A dona de casa Amanda Freire, que esteve no Fórum acompanhando o marido para audiência, precisou também levar a filha do casal por não ter com quem deixá-la. Ela usou o espaço de amamentação do fraldário para amamentar a pequena Luna Ariel, de 6 meses. “Para mim foi uma novidade. O local é confortável e garante privacidade”, ressaltou.


Dona de casa Amanda Freire foi a primeira usuária do fraldário 

Para a criação desses espaços, o Judiciário contou com o apoio da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e da OAB-Seccional do Maranhão. A Associação doou os colchonetes para o trocador de fraldas e os nichos para os brinquedos e a OAB, a poltrona para amamentação e os móbiles.

Andréa Perlmutter destacou que a instalação do fraldário e do banheiro familiar partiu de uma necessidade observada por funcionárias da empresa terceirizada responsável pela limpeza do Fórum, de que muitas mães chegavam com crianças de colo e precisavam trocar as fraldas dos bebês, fazer a higienização das crianças ou amamentar e não havia um espaço apropriado, tendo que usar os banheiros femininos para isso. Também perceberam que pais com filhas pequenas ficavam constrangidos em levar à criança ao banheiro. As funcionárias Nilde de Jesus Sousa e Conceição de Maria Silva levaram essa demanda à diretoria que providenciou a criação dos dois espaços.

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS