Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Secretaria Judicial de Bacuri tem palestra sobre sustentabilidade selecionada para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

24/09/2021
Michael Mesquita

Com o tema “Sustentabilidade: Doe, Recicle. O Lixo Eletrônico de Hoje é o Robô de Amanhã", a palestra da servidora Jéssica Rodrigues, secretária judicial da Comarca de Bacuri, foi selecionada para integrar a agenda da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e realizado pelos Estados, no período de 4 a 8 de outubro. A palestra da servidora está marcada para acontecer no dia 7 e será ministrada de forma on-line, no portal da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

De acordo com Jéssica Rodrigues, a palestra foi fundamentada a partir de dois projetos desenvolvidos na comarca, o “SUStentar” e o “Doe, Recicle. O Lixo Eletrônico de Hoje é o Robô de Amanha”, este último uma pesquisa em constante atualização por parte da servidora. “O tema geral do evento envolve a transversalidade da ciência e tecnologia e inovação para o planeta, e minha palestra vai ficar no âmbito do Direito Ambiental, tendo como princípio da sustentabilidade, pautada na reciclagem do lixo eletrônico”, esclareceu, Jéssica.

“No Poder Judiciário Maranhense, é cada vez maior o fortalecimento da Política de Sustentabilidade, através de ações visando aos objetivos de desenvolvimento sustentável, e tal temática está entre os anseios de melhoria institucional”, explicou, frisando que na Comarca de Bacuri a gestão é participativa, e essa pauta é uma grande contribuição para o Judiciário em si e para a comunidade.

COMARCA ADERIU AO DESTRALHE

Sobre o assunto da palestra e sua aplicação na comarca, a secretária judicial ressalta que o Direito Ambiental é um direito de todos, como a própria constituição estabelece no artigo 225, que diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. “O Tribunal de Justiça do Maranhão tem o Núcleo Socioambiental, que desenvolve a Campanha Destralhe e nossa comarca aderiu a este projeto, além de implantar um outro com o tema Sustentabilidade, em parceria com o IEMA. Algumas ações foram realizadas, mas as atividades foram paralisadas pois uma aluna foi diagnosticada com a COVID-19”, explicou.

Para ela, é interessante e fundamental a participação e a conscientização da comunidade para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. “Com essas ações, todos saem ganhando, no lucro. Isso é planejamento estratégico, estamos buscando com essas ações suprir as necessidades das gerações atuais e as gerações futuras”, enfatizou.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS