Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

TJMA promove ação de combate ao abuso sexual infantil em meio virtual

Palestra de conscientização acontece durante a campanha Maio Laranja

17/04/2024
Ascom ESMAM

O abuso e exploração on-line de crianças e adolescentes e o uso massivo da internet por meio de celulares, tablets ou computadores será tema de palestra promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ - TJMA) e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), no dia 3 de maio, às 14h. no Auditório Madalena Serejo - Fórum de São Luís (Calhau),

Com o tema Por trás do celular com quem você está? o evento faz parte da campanha Maio Laranja, que acontece em todo o país, como forma de alertar mães, pais, cuidadores, crianças e adolescentes, conscientizando sobre o enfrentamento e prevenção ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes.

A palestra tem como público-alvo crianças e adolescentes de escolas convidadas, servidoras e servidores de setores da área da Infância e Juventude e outras pessoas interessadas no tema.

Inscrições para o público interno do TJMA AQUI (de 15 a 26/4) 

Inscrições para estudantes e público externo - no local do evento, durante credenciamento.

 

CONSCIENTIZAÇÃO

No ano de 2024, as ações do Maio Laranja estão voltadas aos perigos do uso da internet e redes sociais na atualidade. “Considerando o avanço de tecnologias e a facilidade de conexão em rede, que propicia o contato com pessoas em todo o mundo, o ambiente virtual confere um grau de periculosidade para diversos tipos de crimes contra crianças e adolescentes, um dos públicos com maior acesso ao celular com internet no nosso país”, alerta a analista judiciária pedagoga, Stela Constância Fonseca.

A pedagoga complementa que o principal objetivo é levar informação e fomentar reflexões. “Direcionada ao público infanto-juvenil, a apresentação será desenvolvida em linguagem simples e acessível, mas bastante esclarecedora. “Os perigos virtuais facilitam o cometimento de violência sexual e as consequências são devastadoras para a vida das vítimas e suas famílias. Por isso, a ação traz conteúdo para orientação e também mobilização desses jovens como multiplicadores de informação”, reforça a pedagoga.

PALESTRANTES

  • Raquel Teles de Meneses - Juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Timon.
  • Guilherme Luiz Campelo dos Santos – Delegado do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (SEIC/PCMA).
  • Vânia Beatriz Gomes - Psicóloga e psicoterapeuta no atendimento a crianças, adolescentes e adultos.

 

MAIO LARANJA

A Campanha Maio Laranja foi instituída pela Lei federal nº 14.432 de 2022, para ser realizada anualmente, em todo o território nacional. Com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, visa o aumento da mobilização do Judiciário e demais órgãos, nesta temática.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800/2801

GALERIA DE FOTOS