Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Formação de Formadores Nível 2 está com vagas abertas

Inscrições até 23/7 para quem já possui o Nível 1

18/07/2023
Fernando Souza

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está com vagas abertas para o curso de Formação de Formadores (FOFO) Nível 2, que vai trabalhar as habilidades interpessoais inteligência emocional, comunicação e pensamento criativo para docência. Pode participar quem já possui o FOFO Nível 1 completo (N1M1, N1M2 e N1M3). As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo e-mail pedagogia_esmam@tjma.jus.br e serão recebidas até o próximo domingo (23/7), devendo ser informado nome completo, matrícula, telefone e cópia do certificado do FOFO N1M3.

Com carga horária de 40 horas, a formação acontece na modalidade educação a distância, no período de 3/8 a 3/9, as aulas síncronas serão realizadas nos dias 7, 14, 21 e 28, sempre das 15h às 17h, com os formadores Erisevelton Lima e Fábio Póvoa. Ao todo, a turma será composta por 40 alunas e alunos, que poderão desenvolver e aprimorar habilidades específicas para o trabalho como formadora ou formador.

Durante o curso, serão abordados conteúdos e práticas que vão possibilitar o aprofundamento e a consolidação das aprendizagens ocorridas nos módulos do Nível 1, com ênfase em procedimentos de avaliação e na aplicação de metodologias ativas. A proposta é aprimorar ferramentas e estratégias na perspectiva da autoconsciência, autorregulação, automotivação, empatia e aptidões sociais no exercício da atividade docente.

De acordo com o projeto básico, o Nível 2 tem uma proposta de formação continuada, visando à atualização constante das habilidades relacionadas às competências trabalhadas durante o primeiro nível. Essa capacitação constante contribui para a manutenção de formadoras e formadores no Banco Nacional mantido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). 

O curso possui credenciamento pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), seguindo as diretrizes da Instrução Normativa nº 01, que disciplina o credenciamento de cursos oficiais.

SOBRE OS FORMADORES

Erisevelton Silva Lima – É pedagogo, doutor em Educação, trabalha com formação de Magistrados pela Enfam desde o ano de 2012 e atua em cursos de vitaliciamento, formação continuada e formação de formadores.

Fábio Penezi Póvoa – É  juiz de Direito (TJPA). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Formador da Enfam.


Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Fone: (98) 3235-3231 

GALERIA DE FOTOS