Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM promove formação de formadores da magistratura

A ação integra uma trilha formativa para qualificação pedagógica de quem atua ou deseja atuar no âmbito das escolas judiciais do país

13/03/2024
Ascom ESMAM

Magistrados, magistradas e profissionais das diversas áreas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participam, até 26 de março, do Curso de Formação de Formadores no Contexto da Magistratura (FOFO) Módulo 1 do Nível 1, promovido pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM). A ação integra uma trilha formativa para qualificação pedagógica de quem atua ou deseja atuar no âmbito das escolas judiciais do país. 

Os módulos sequenciais são credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam). Nesta edição, a maior parte da turma é composta por membros da equipe de instrutoria da ESMAM que atuam no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes e juízas. 

Também particiopam desta etapa, em regime de compartilhamento, convidados de outros segmentos que atuam nas formações da ESMAM, como as professoras Alice Bianchini, formadora na temática de Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade; Thaís Viegas, das áreas de Direito Ambiental e Direito do Consumidor; e Marla Calvet, procuradora federal do INSS em São Luís, atuando nas áreas de Direito, Constitucional, Previdenciário, Administrativo, Agrário e Processual Civil.

Parte do conteúdo é ministrado em aulas síncronas (ao vivo), garantindo a interação necessária entre os alunos e tutores. A presença nas videoconferências da plataforma EAD ESMAM, bem como nos fóruns e demais atividades, é imprescindível para emissão da certificação. As próximas aulas on-line acontecem nos dias 14, 20 e 25 de março, das 15h às 18h.

Na sequência serão ofertados os módulos 2 e 3 do nível 1, nos meses de maio e junho. Já as atividades do nível 2, acontecem em agosto, de forma semipresencial, em São Luís.

VEJA O CALENDÁRIO DE CURSOS PARA 2024

DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA MAGISTRATURA 

O professor Erisevelton Lima, que atua com formador dos futuros formadores explica que nas aulas iniciais os alunos e alunas reorganizam a prática docente, considerando seu percurso de trabalho, suas experiências, a formação e os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos. Também faz parte da equipe da formação, o juiz Fábio Penezi Póvoa (TJPA).

“O curso é inovador, aproveitando as habilidades profissionais dos juízes e servidores para a docência, introduzindo novos parâmetros, ferramentas e estudos necessários para a prática docente. A ESMAM  tem investido de forma bem sucedida na qualificação de seus formadores, melhorando assim a formação oferecida e a prestação jurisdicional. A turma atual está correspondendo de maneira muito positiva, demonstrando alto nível de engajamento”, avalia o professor.

NOVOS FORMADORES(AS)

Nos últimos dois anos, a ESMAM capacitou 134 novos formadores – Níveis 1 e 2. Desde 2021, o conteúdo foi adaptado para ser ofertado na modalidade “a distância”, com duração de 16 a 40 horas-aula. Por meio da Coordenação Pedagógica e Núcleo EAD-ESMAM, foram ofertadas as turmas de Formação de Formadores: FOFO Nível 1 – Módulos 1 e 2 (Formação Para A Docência – Desenvolvimento de Ações Educacionais), e Módulo 3 (Avaliação e Gestão Pedagógica com Uso Métodos Ativos); além do Nível 2 (Oficina de Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem), e a Formação de Tutores no Contexto da Magistratura (Nível 2).

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2801

 

GALERIA DE FOTOS