Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM oferece formação em Tutoria na EaD

As inscrições estão abertas até 24 de setembro, para quem já concluiu os Níveis 1 e 2 do FOFO (Formação de Formadores da ESMAM)

19/09/2023
Bruna Castro

Para capacitar magistrados, magistradas e profissionais do Judiciário que se interessem em atuar na tutoria de cursos a distância no âmbito do Judiciário, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), promove, de 5 a 22/10, o curso Formação de Tutores: do projeto de curso à tutoria na EaD.

Para a magistratura, as inscrições podem ser feitas AQUI até 24 de setembro. Servidores e servidoras devem enviar mensagem com nome completo e matrícula para o e-mail pedagogia@tjma.jus.br, solicitando vaga na capacitação, colocando no campo do assunto: "Vaga para o Curso de Formação de Tutores".

O objetivo é capacitar os participantes para atuarem como tutores e tutoras com sólidos conhecimentos pedagógicos, desde a elaboração de projetos de cursos até a conclusão das ações educacionais, na modalidade de ensino que mais cresce no Brasil, tendo atingido expansão de 474% na década de 2011 a 2021, segundo o Censo da Educação Superior (2021).

INOVAÇÃO

Com credenciamento na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura, a formação vem fortalecer a compreensão dos princípios que orientam as Diretrizes Pedagógicas da ENFAM no contexto da EaD e das atividades educacionais da magistratura.

“Através de metodologias próprias o curso trabalhará desde a concepção de projetos de curso até o desenvolvimento de propostas inovadoras e planos de ação para tutoria, a fim de que os participantes se tornem agentes multiplicadores nas ações educacionais, reconhecendo a Educação a Distância como um espaço de desenvolvimento criativo do conhecimento e de aprendizado sobre a convivência, integrando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais”, explica o tutor e formador, Gabriel Henrique Collaço.

Colaço acrescenta que o foco estará na entrega de resultados significativos e no aprimoramento das habilidades de tutoria por meio de mediação tecnológica. “A intenção é promover a construção de conhecimento, estímulo ao pensamento crítico e a a escuta ativa - elementos essenciais para compreender os fundamentos teóricos da EAD e sua aplicação prática nos ambientes virtuais de aprendizagem”, reforça.
 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AMBIENTAÇÃO NA PLATAFORMA EaD ESMAM - 5 a 8/10

MÓDULO I – 9 a 15/10

Trilhar do projeto de curso e plano de tutoria na EaD

  1. O planejamento nas jornadas de aprendizagem na EaD
  2. A organização didática do projeto de curso e do plano de ação/tutoria
  3. A organização de curso em ambientes virtuais de aprendizagem
  4. A curadoria educacional de materiais didáticos para a EaD

Aula Síncrona (online):

11/10 (quarta-feira) - 14h às 16h.

 

UNIDADE/MÓDULO II – 16 a 22/10

  1. Tutoria nos caminhos da EaD: Escuta, oralidade e escrita
  2. Competências e o papel do(a) tutor(a) na EaD
  3. Comunicação efetiva e compassiva em ambientes de aprendizagem no contexto da magistratura
  4. Recursos e estratégias didáticas para ativar

Aula Síncrona (online)

18/10 (quarta-feira) - 14h às 16h

 

SOBRE O TUTOR

Gabriel Henrique Collaço é jornalista, professor e coordenador de EAD da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc). Formador e Tutor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam/STJ), em Formação Inicial, Formação Continuada e Formação de Formadores (FOFO). Professor convidado do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Ministério Público de Santa Catarina (CEAF/MPSC).

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS