Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM conclui mais uma turma de Formação de Formadores

23/06/2023
Fernando Souza

O Poder Judiciário do Maranhão conta com mais 23 profissionais qualificados para multiplicar conhecimento e construir soluções para melhor entrega dos serviços da Justiça, cada vez mais exigida dentro da nova e complexa dinâmica social. São profissionais que concluíram, nesta sexta-feira (23), o terceiro módulo do nível 1, do curso de Formação de Formadores (FOFO), organizado e realizado pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

Último módulo da formação, o encontro aconteceu de forma presencial, nos dias 22 e 23, oportunidade em que foram trabalhados aspectos práticos, com dinâmicas e simulações de situações enfrentadas no cotidiano da organização. Credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam), a etapa, com duração de 16 horas-aula, corresponde à terceira fase de qualificação pedagógica de professores que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas judiciais. Somando os três módulos, a formação contabilizou um total de 86 horas-aula.

Ministrado pelos professores Erisevelton Lima e Fábio Póvoa, pautado em uma pedagogia formativa, o curso explorou o uso de métodos ativos no contexto da educação judicial, buscando estimular o debate e a construção de soluções colaborativas a partir do diagnóstico previamente traçado. Aspectos como planejamento, procedimentos didáticos, recursos ativos, procedimentos avaliativos e construção de elementos consistentes quando da elaboração de planos de curso, foram trabalhados neste módulo. 

Daniele Gonçalves, servidora da 2ª Vara de Bacabal, relatou estar feliz e realizada com o curso, que, segundo ela, proporcionou uma renovação de votos com o conhecimento. A servidora também destacou a importância da formação para o aprimoramento dos processos de trabalho, impactando positivamente nos serviços ofertados pelo Judiciário à sociedade.

“Às vezes ficamos imersos a muitos conhecimentos e não sabemos como utilizar a melhor forma, a depender do contexto que estamos inseridos. Os métodos ativos respondem a muitas possibilidades. Foi uma visão nova de como tratar o conteúdo e situações de forma como não tínhamos pensado a respeito. Sinto-me mais completa para contribuir na formação de outros profissionais e acredito que o TJMA tem muito a ganhar investindo nesse tipo de formação”, 

Já para Adoniran Pereira, oficial de justiça da capital, a formação proporcionou atualização de conceitos e, sobretudo, aspectos práticos da formação continuada. Ele lembrou do uso das metodologias ativas simulando situações próximas das realidades enfrentadas nas unidades administrativas e judiciais e ressaltou que esse processo constitui a busca constante pela eficiência.

“O módulo atual destacou bem os métodos ativos e nós trabalhamos isso na prática, no contexto das rotinas de trabalho e da formação dos servidores. Utilizamos alguns cenários que são muito próprios da prestação jurisdicional. Acredito que, como docente, agora também pertencente ao quadro da Enfam, eu me sinto um profissional mais completo para contribuir na formação de outros colegas”, assinalou.

O programa de formação de formadores da ESMAM já capacitou, nos últimos dois anos, mais de 200 alunos e alunas.

SOBRE OS FORMADORES

Erisevelton Silva Lima é pedagogo, doutor em Educação, trabalha com formação de Magistrados pela Enfam desde o ano de 2012 e atua em cursos de vitaliciamento, formação continuada e formação de formadores.

Fábio Penezi Póvoa é juiz de Direito (TJPA). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Formador da Enfam.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS