Teve início esta semana a Correição Ordinária realizada pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) na 1ª, 2ª e 3ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim, para monitorar e orientar sobre o alcance da produtividade das metas de desempenho da Justiça estadual.
Segundo informa a Portaria-CGJ Nº 1771, de 15 de maio de 2025, a correição tem por objetivo atender à “necessidade de fiscalizar e monitorar a produtividade das unidades de primeiro grau”, tendo em vista a melhoria dos índices estabelecidos pelo Conselho Nacional e Justiça e pela CGJ-MA.
A juíza Lavínia Macedo Coelho, auxiliar da CGJ-MA, foi indicada para presidir a equipe de servidores e servidoras que auxiliará os trabalhos da correição, no período de 19 a 23 de maio. Que trabalham de forma remota, na análise dos processos pelos sistemas eletrônicos.
ANÁLISE DOS PROCESSOS
A atividade correicional será realizada em cima de uma amostra de processos escolhidos do acervo de cada unidade, relacionados às metas de desempenho exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça para a concessão do prêmio “CNJ de Qualidade 2025”.
A amostra trabalhada pela equipe durante a correição abrange 100 processos, incluindo os 20 mais antigos, dos acervos de 3.687 processes da 1ª Vara; 3.049 processos da 2ª Vara e de 4.331 processos da 3ª Vara.
Na secretaria judicial, a correição verifica os processos que estão suspensos, com prazo em curso e com providências a serem tomadas, e avalia determinações dos juízes e juízas responsáveis. Já na assessoria de gabinete judicial, a equipe analisa processo conclusos para despacho, decisão e sentença.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br