Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Oitava Vara Cível de São Luís instala correição extraordinária na segunda-feira, 6

A correição ocorrerá das 8h do dia 6 até às 18h do dia 15 de outubro

Publicado em 3 de Out de 2025, 10h05. Atualizado em 3 de Out de 2025, 10h11
Por Helena Barbosa

O juiz Mário Márcio Sousa, titular da 8ª Vara Cível de São Luís, determinou a instalação de correição extraordinária nos processos, na sala das audiências dessa unidade, situada no Fórum do Calhau, na próxima segunda-feira, com o objetivo de fiscalizar a regularidade dos serviços judiciários.

A correição ocorrerá das 8h do dia 6 até às 18h do dia 15 de outubro de 2025, com encerramento no mesmo local, seguido da elaboração de relatório dos trabalhos de conclusão.

A previsão é de que sejam analisados 20 processos mais antigos do acervo em tramitação e  mais 100 processos aleatórios escolhidos por amostragem, dentre os que ainda não foram fiscalizados pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão na última Correição Geral realizada.

ATENDIMENTO ELETRÔNICO

Durante o prazo da correição, o atendimento presencial ao público será suspenso para as partes processuais e profissionais da advocacia no balcão da secretaria, sendo realizado a distância pela equipe da vara, por meios eletrônicos.

Para contato com o público, estão disponíveis os canais de teleatendimento da unidade: telefone (98) 2055-2566; correio eletrônico (secciv8_slz@tjma.jus.br) e balcão virtual: (https://vc.tjma.jus.br/bvsecciv8slz - senha para participante: balcao1234).

Para secretariar as atividades correicionais, foi indicada a servidora Patrícia Cardoso Araújo, ficando demais servidores e servidoras em exercício na secretaria como auxiliares dos trabalhos.

VERIFICAÇÃO DE ATOS

Dentre outros itens, a correição verifica a realização de atos processuais obrigatórios; o atendimento aos prazos em tempo regulamentar; o registro de documentos; o cumprimento de mandados no prazo previsto e das normas da CGJ-MA e do Conselho Nacional de Justiça.

Por meio de Edital, o juiz da 8ª Vara Cível anunciou a correição ao público em geral e convidou a comunidade a apresentar suas sugestões e reclamações em relação aos serviços judiciários, a serem apresentadas pessoalmente, por escrito, enquanto durar os trabalhos.

Mário Márcio determinou, ainda, que todos os processos em tramitação na vara - com exceção daqueles em grau de recurso -, estejam na secretaria judicial até a próxima segunda-feira, início da correição.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS