Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Analistas auxiliam Núcleo 4.0 para agilizar solução de demandas de empréstimo consignado

Os analistas judiciários auxiliam por meio do "Produtividade Extraordinária" - eixo Analista Extraordinário

Publicado em 24 de Mar de 2025, 11h30. Atualizado em 24 de Mar de 2025, 11h37
Por Helena Barbosa

O Núcleo de Justiça 4.0 – “Empréstimo Consignado”, criado pelo Poder Judiciário para agilizar a solução de demandas na Justiça estadual, recebeu o reforço de analistas judiciários que auxiliam no Projeto “Produtividade Extraordinária”, para cumprir uma meta de 1.000 análises em processos por mês para cada servidor ou servidora. 

Com o reforço dos analistas vinculados ao eixo “Analista Extraordinário” daquele projeto, a previsão é de que sejam realizados quatro meses de trabalho com esses profissionais, com a expectativa de emissão de aproximadamente 40 mil julgamentos pelos juízes componentes do Núcleo. 

Mais 21 servidores e servidoras atuam no eixo “Secretaria Extraordinária” auxiliam na dinâmica de cumprimentos de atos da CPE - Central de Processamento Eletrônico do Núcleo 4.0. Além desses, oito estagiários designados pela presidência do Tribunal de Justiça auxiliarão a dinâmica de cumprimento de atos, de forma temporária, a partir desta segunda-feira, 24.

EIXO -  EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

A fim de agilizar a solução de conflitos com empréstimo bancário descontado em salários ou benefícios, a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) implantou, em fevereiro, o eixo "Analista Extraordinário", no Projeto “Produtividade Extraordinária”, para atender unidades judiciais com acúmulo de processos.

Até  a presente data, já foram emitidas mais de 15 mil sentenças em processos envolvendo empréstimos em folha de pagamento, com o auxílio administrativo de servidores e servidoras do eixo “Analista Extraordinário”, informou o juiz coordenador do Núcleo de Justiça 4.0 – “Empréstimo Consignado’, Haniel Sóstenis.

“Esse é o resultado da atuação do Núcleo 4.0 nos primeiros 30 dias, que nos sinaliza que a meta inicialmente instituída está dentro do cronograma de cumprimento de 40 mil processos julgados em 4 meses”, avalia o juiz coordenador.

Essa ação estratégica foi adotada para dar vazão a 104 mil processos tramitando junto ao Núcleo 4.0, dos quais 70% ainda dependem de julgamento, em tempo adequado, e dar solução às demandas. Antes, um processo era julgado pelo Núcleo 4.0 quando o advogado, ao ajuizar a ação no sistema eletrônico PJe, escolhia essa opção. Agora, todos os processos dessa temática vão automaticamente para o Núcleo, que tem jurisdição em todo o Estado.

EIXO - SECRETARIA EXTRAODINÁRIA

O Projeto “Produtividade Extraordinária” auxilia unidades da Justiça estadual com acúmulo de processos atua em quatro eixos: "Juiz Extraordinário";  "Analista Extraordinário"; "Secretaria Extraordinária", e "Oficial de Justiça Extraordinário”.

No âmbito do eixo “Secretaria Extraordinária”, foram movimentados 8.216 processos, na série histórica 2024-202, em 131 dias de trabalho de 21 servidores, segundo relatório emitido pelo juiz Ferdinando Serejo, coordenador do eixo “Secretaria Extraordinária”.

Esses projetos, implantados na Justiça estadual, visam atender ao princípio da razoável duração do processo, estabelecido na Constituição Federal, cumprir a política nacional de atenção prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, do Conselho Nacional de Justiça.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS