Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Cartórios de Amapá do Maranhão e Boa Vista do Gurupi passam por inspeção

QUALIDADE DOS SERVIÇOS CARTORÁRIOS

20/03/2024
ASSCOM CGJMA

Os serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais de Amapá do Maranhão e Boa Vista do Gurupi estão sob inspeção extraordinária pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, no período entre 18 e 21 de março de 2024.

Conforme a Portaria-CGJ Nº 847, de 29 de fevereiro de 2024, que determinou a realização da inspeção, os trabalhos não suspendem o atendimento ao público nos cartórios fiscalizados.

A inspeção contribui para a melhoria da qualidade dos serviços cartorários oferecidos à população. A fiscalização verifica o cumprimento das regras de registro de atos, guarda e manutenção de livros obrigatórios, é presidida pelo juiz Felipe Soares Damous e auxiliada por uma equipe de servidores e servidoras da Divisão de Correições e Inspeções.

ITENS VERIFICADOS

Na inspeção é fiscalizado o cumprimento do regimento de custas e emolumentos dos serviços; o saneamento de possíveis regularidades detectadas na última inspeção; os livros obrigatórios nominados e numerados sequencialmente; a escrituração correta em todas as colunas e é utilizada tinta indelével, de cor preta ou azul e se a escrituração não apresenta rasuras e uso de corretivo e de anotações e, ainda, se foram ressalvadas e certificadas com data e assinatura, dentre outros itens.

Ao final das atividades, o juiz apresentará relatório detalhado dos trabalhos para ser aprovado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho.

Juiz Felipe Damous Soares (ao centro, de azul), com equipe de inspeção e funcionários de cartório.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS