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COGEX vai implantar plano de gestão no 2º Ofício de Bom Jardim

Atuação do órgão é resultado da inspeção realizada no cartório, nesta terça-feira (16/9), e visa melhorias dos serviços da serventia

Publicado em 17 de Set de 2025, 9h22. Atualizado em 19 de Set de 2025, 9h42
Por Fernando Souza

A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) deve intervir para garantir melhorias no atendimento do Cartório do 2º Ofício de Bom Jardim, cidade localizada a 277 km de São Luís, na Microrregião do Pindaré. A implantação de um plano de gestão e adoção de medidas urgentes para melhoria dos serviços decorrem da situação constatada, nesta terça-feira (16/9), durante mais uma etapa de inspeção ordinária, que faz parte do calendário de fiscalização do serviço extrajudicial executado pelo órgão correcional.

Segundo foi verificado pela equipe de inspeção da COGEX, a realidade encontrada remete a uma estrutura física que necessita de intervenção imediata, com espaços muito reduzidos, mobiliário limitado e livros e documentos mal-acondicionados. Essa situação levou o juiz Haderson Ribeiro, que preside os trabalhos, a promover uma reunião de alinhamento com a delegatária interina do Cartório do 2º Ofício, Paloma Quintanilha, a fim de estabelecer metas a serem adotadas para a melhoria do serviço prestado à população local.

A reunião aconteceu na própria serventia e também contou com a participação do juiz corregedor permanente da Comarca de Bom Jardim, Philipe Silveira da Cunha; da coordenadora de Inspeção da COGEX, Bianca Brito; e da coordenadora de Análise de Contas da COGEX, Bianca Stefane. Embora o relatório de inspeção somente seja concluído ao final dos trabalhos, algumas medidas já foram alinhadas para melhorar os serviços, a exemplo da orientação quanto à mudança do prédio onde atualmente funciona o cartório.


Juiz Philipe Silveira e coordenadora Bianca Brito dialogam sobre o plano de gestão

“Nós detectamos diversas oportunidades de melhorias, com destaque para a necessidade de mudança de sede, uma vez que a estrutura não comporta a demanda atual pelos serviços da serventia, o que, também, impacta no trabalho realizado. Com a mudança, será necessário instituir um plano de gestão para melhor gerenciar os processos de trabalho da serventia, ofertar estrutura mobiliária para melhor organização dos livros e documentos e assegurar o conforto das pessoas que aguardam atendimento” ressaltou a coordenadora de Inspeções da Corregedoria Extrajudicial.

Como parte das orientações iniciais para melhorar os serviços, também foi discutida a necessidade da Serventia do 2º Ofício ajustar o cronograma de digitalização e migração das informações físicas para os sistemas nacionais, que funcionam como bases de dados seguras para armazenamento e consulta. Ainda no plano de gestão, devem estar previstas a ampliação e qualificação da mão de obra, bem como investimento em alguns equipamentos, medidas que, considerando a situação de interinidade, vão passar pela apreciação da COGEX.

Durante o encontro, ficou definido que o acompanhamento das providências a serem adotadas, incluindo a implementação do plano de trabalho, será de responsabilidade do juiz corregedor permanente, Philipe Silveira. Esse trabalho terá a supervisão do corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, que destacou que as inspeções constituem ferramenta essencial para detectar as necessidades de melhoria dos serviços e garantir o bom funcionamento dos cartórios maranhenses.

Esta etapa da inspeção segue até a próxima sexta-feira (19/9) e ainda vai contemplar as serventias do 1º Ofício de Bom Jardim e do e do 2º Ofício de Pindaré-Mirim. De acordo com a Portaria nº 128/2025, também atuam nas inspeções as servidoras Valéria Rubim e Maria Gardênia; e dos servidores Manoel Marques Neto, José Raimundo Júnior, Guilherme França, Manoel Ferreira Júnior, Caique Carvalho e Ruan Hudson Abreu.


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