A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) realiza, de 1º a 5 de setembro, inspeções extraordinárias nos cartórios de Tutóia, Araioses e Água Doce. Os trabalhos foram determinados pelo corregedor-geral, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, na Portaria nº 112/2025, que estabelece os critérios para instalação da ação fiscalizadora nas três serventias.
A atividade de inspeção é uma das principais atribuições da Corregedoria Extrajudicial e consiste no trabalho de fiscalização, oportunidade em que são checados a parte estrutural, espaço de atendimento, livros, arquivos, sistemas e guarda segura de informações. A equipe da COGEX ainda faz a verificação dos atos realizados e a observância de normas pelos cartórios fiscalizados, sempre com o foco na qualidade e na boa oferta dos serviços para a sociedade.
Durante as inspeções, as serventias não serão fechadas, devendo o atendimento às pessoas e demais os serviços do cartórios funcionarem normalmente. Ao final das atividades, será elaborado um relatório circunstanciado, que será submetido ao corregedor-geral do foro extrajudicial para aprovação e eventuais deliberações.
Os trabalhos serão presididos pelo juiz titular da Comarca de Tutóia, Gabriel Almeida de Caldas. O magistrado estará acompanhado da equipe da COGEX, composta pelo juiz auxiliar André Bogéa; as servidoras Bianca Brito da Cunha, Amanda Azevedo, Debora Costa Barros, Rafaella Pereira e Valéria Rubim; além dos servidores Italo Costa, Manoel Ferreira Neto, Manoel Ferreira Júnior, José Raimundo Oliveira, Guilherme França, Caique Carvalho, Pablo Saldanha e Ruan Abreu.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315